Vulcão no Chile entra em erupção duas vezes em 24 horas na quinta-feira 23/04


Vídeo: Pt.euronews.com


A explosão do vulcão Calbuco, no Chile, cobriu cidades de cinza até mesmo na vizinha Argentina.
Por essa ninguém esperava. Nem mesmo o Serviço Nacional de Geologia e Mineração. E foram duas erupções em menos de 24 horas. Tudo tão espetacular quanto assustador. Na explosão da madrugada, a descarga elétrica era visível.
Calbuco está na província de llanquihue, na Região dos Lagos, a mil quilômetros da capital Santiago.
Três fotógrafos de Piracicaba, no interior de São Paulo, estavam em uma cabana próxima ao vulcão e contaram pela internet o tremendo susto que levaram quando ele entrou em erupção.
"Nós estávamos exatamente embaixo do vulcão, entendeu? Apenas mil metros do vulcão. E nós estávamos desesperados. Percebi que a coisa era muito grave. Gritei pra eles: 'Vamos, vamos embora'. Pegamos o que tinha e o que estava fácil e fomos embora", conta o fotógrafo Fernando Camargo.



Mais de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. A presidente Michelle Bachelet foi ver de perto a área atingida. A situação é de muita expectativa para o que pode acontecer nas próximas horas.
O vento levou as cinzas do vulcão para o lado argentino. San Martin de Los Andes e Bariloche ficaram cobertos. A população tenta se proteger e muitos turistas ficaram sem saída. O aeroporto foi fechado e o cenário é cinzento.
Se as previsões se confirmarem, o vento deve soprar na direção do Oceano Pacífico, levando as cinzas para lá. Mas, segundo as autoridades chilenas, nas próximas horas deve haver uma nova erupção, mais agressiva, mas dentro dos limites próximos ao vulcão, em um raio de 20 km.

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.