Saúde realiza mutirões de exames no combate ao câncer de mama.

Policlínicas e hospitais estaduais vão zerar a fila de exames de mamografia e cirurgias de mastologia, ginecologia e plástica não estética durante campanha Goiás Todo Rosa (Foto: SES) 



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar mutirões de exames e cirurgias eletivas durante o Outubro Rosa. A ação faz parte da campanha Goiás Todo Rosa, iniciada oficialmente nesta quarta-feira (04/10), que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – principal causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do país. Em Goiás, de 2020 a 2023, pelo menos 1.993 mulheres perderam a vida para a doença. 

Nas seis policlínicas estaduais a previsão é de zerar filas de exames de mamografias. Atualmente, 914 mulheres estão com o exame pendente. Já os hospitais do Governo de Goiás vão aumentar o número de cirurgias durante a campanha.

Mutirões de exames

Um dos pontos prioritários é zerar a fila de procedimentos na área de mastologia, bem como atender mulheres em ginecologia e procedimentos plásticos não estéticos. A projeção é realizar 2 mil operações neste grupo.

Na parte preventiva e educativa, todas as unidades estaduais de saúde foram orientadas a participarem da campanha com rodas de conversa, palestras rápidas nas recepções das unidades, desenvolvimento de ilustrações e explicações para serem compartilhadas em aplicativos de mensagens, bem como iluminação nas fachadas na cor alusiva à campanha.

Ao mesmo tempo, cartazes, panfletos e cards foram distribuídos aos municípios com o objetivo de orientar sobre os cuidados na prevenção e incentivar as mulheres a fazerem os exames.

Fonte: Secom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.