Com a quarta posição no ranking de maiores produtores mundiais de grãos consolidada, o Brasil deve ultrapassar a Índia em 2023.

 Com a quarta posição no ranking de maiores produtores mundiais de grãos consolidada, o Brasil deve ultrapassar a Índia em 2023. 



Programas e investimentos federais asseguram o fortalecimento do Agro e garantiram ao país uma produção de 250 milhões de toneladas em 2021.

Dados do estudo "O Agro no Brasil e no Mundo", edição de 2022, divulgados pela Embrapa recentemente, indicam que a previsão é o Brasil superar a Índia e se tornar o terceiro produtor mundial em 2023, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

A previsão tem por base dados obtidos a partir da plataforma FAOSTAT, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Nos últimos anos, o país se manteve como o quarto maior produtor mundial de grãos e o segundo maior exportador.

Na produção e exportação de soja, de acordo com as projeções, o Brasil segue na liderança mundial e responde por 50% do comércio mundial. E na produção de milho, consolidou-se como o 3º grande produtor mundial, atrás apenas dos EUA e da China.

O estudo, parte integrante da Rede de Observatórios da Embrapa, aponta ainda que outros grãos, como café e açúcar, bateram recordes de produção, e que o grande desafio brasileiro no setor é aumentar a produção de trigo e cevada.

Empregos, garantia de alimentos para o país e para o mundo, desenvolvimento e renda.

Fonte: GOV.BR

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.