GDF firma parceria com Israel para promover intercâmbio em ciência e tecnologia.


Na manhã desta sexta-feira (30), o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) realizou uma reunião com vários secretários de Ciência e tecnologia de diversos estados brasileiros que vieram conhecer os avanços e a experiência em startups que o Estado de Israel obteve ao longo dos anos.



Durante o evento foi firmada uma parceria entre Israel e o Governo de Brasília, pois Israel é uma referência mundial em ciência e tecnologia.
Estiveram no evento os embaixadores de Israel, o Ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, o vice-presidente da Câmara Federal, Marcos Pereira, o Embaixador de Israel, Yossi Shelley, o Embaixador da Correia do Sul, Chan Woo Kin, o Embaixador do Japão, Akira Yamada e o Encarregado de Negócios dos EUA, William Popp e outras autoridades. O Governo Brasileiro já conta com parcerias com outros países como EUA. Todos os embaixadores falaram da alegria em incentivar os Estados brasileiros e inclusive transformar Brasília em grandes uma grande potência tecnológica.

O vice-presidente da Câmara Federal, Marcos Pereira, defendeu investimento para o Brasil avançar em tecnologia. “Estamos no parlamento lutando pelo pleno desenvolvimento dessa área para gerar emprego e fazer o nosso país despontar em cidades inteligentes”, disse.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, destacou a sua satisfação em participar do encontro do Consecti. “É uma alegria muito grande ver muitos estados brasileiros reunidos aqui e inclusive ter a presença de vários embaixadores de diversos locais do mundo. Queremos neste momento ouvir a todos, debater e sair do papel porque temos tudo para ter um desenvolver cientifico no Brasil todo”, enfatizou.




O Embaixador de Israel, Yossi Shelley, explicou o motivo pelo qual Israel é uma potência na área de startups. “Israel é uma referência em tecnologia mundial na área de pesquisa e desenvolvimento cientifico. Além disso, somos o primeiro país do mundo na criação de startups”, contou.
O presidente do Consecti, Gilvan Máximo, pediu para os secretários de ciência e tecnologia dos estados falarem seus projetos. “Queremos com esse debate fazer o Brasil avançar e ser uma referência em inteligência artificial, por isso estamos promovendo esse intercâmbio com o Israel”, destacou.  Além disso, eles debateram em relação aos pontos mais relevantes sobre investimentos, capacidade institucional, participação ativa dos secretários, fundos para o Consecti e a elaboração de uma carta com as principais demandas para levar até o Ministro e outros temas.
O secretário de Ciência e tecnologia de Roraima, Aluízio Nascimento, destacou que a reunião foi um marco para o Consecti. ” Olha que avanço gigantesco nós estamos dentro da Embaixada de Israel discutindo políticas públicas para tecnologia. Vejo que neste encontro muitas portas vão se abrir para nossa área “, explicou.

Fonte: Geysa Albuquerque (AscomSECTI/DF)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.