Entorno do Distrito Federal pode se tornar um Estado

O projeto que tramita no congresso nacional quer convocar plebiscito para que população escolha se será criado o Estado do Entorno

Águas Lindas de Goiás seria uma das cidades do Estado do Entorno

Esta discussão começou quando o deputado Célio Silveira (PSDB-GO) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 246/15 que visa a criação do Estado do Entorno, formado por 18 municípios. O projeto foi aprovado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados. A intenção é convocar um plebiscito com o objetivo de passar o poder de escolha para a população. 

As 18 cidades são:  Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá de Goiás, Cristalia, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina (GO), Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa.

Os parlamentares a favor do projeto afirmam que o Entorno é desfavorecido pelo fato de que as cidades pertencentes ficam distantes da sede administrativa do estado, cidades estas que sofrem com a prestação dos serviços públicos como saneamento, educação, segurança, saúde, dentre outros. Além disso, os deputados destacaram que a maioria da população do entorno busca por estes serviços no Distrito Federal, o que sobrecarrega os equipamentos do DF. 

Ainda há um longo caminho a ser trilhado para que o projeto seja, de fato, colocado à população para definição. Neste momento, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça, caso passe o projeto ainda percorre a Comissão de Cidadania para finalmente ser apresentado do Plenário. Por fim, se houver o plebiscito e a população for a favor da criação da nova unidade federativa, será criado um projeto de lei complementar (PEC) para formalizar a decisão.



Da redação do Acontece Hoje
Fotos: Internet










Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.