Centenas de baleias morrem encalhadas na costa da Nova Zelândia


Mais de 400 baleias encalharam nesta sexta-feira (10) em uma praia da Nova Zelândia, e a maioria não resistiu, apesar dos esforços para salvá-las, informou o ministério do Meio Ambiente.

O porta-voz do ministério, Andrew Lamason, disse que 416 baleias-piloto encalharam à noite em Farewell Spit, na região de Golden Bay, na extremidade norte de South Island, uma das principais ilhas do país.

Este é um dos casos mais significativos de mortes de baleias encalhadas no país, onde o fenômeno é relativamente frequente. Apenas em duas outras ocasiões foram registradas mais mortes.

O número de baleias mortas na água é tamanho que os voluntários têm dificuldades para devolver os sobreviventes ao oceano, explicou à AFP um funcionário do ministério.

Mas os voluntários conseguiram colocar na água boa parte das baleias sobreviventes e formaram uma barreira humana para tentar impedir que voltassem a encalhar.

"Esperamos que a maré as leve mar adentro e que possam seguir", completou a fonte.

Este tipo de baleia é conhecido por sua tendência a retornar para a praia, apesar de ser colocada de novo no mar. Os especialistas acreditam que este pode ser um comportamento para tentar reunir-se com os demais membros do grupo.

Fenômenos anteriores com números maiores foram registrados em 1918, quando mil exemplares encalharam nas ilhas Chatham, e em 1985, quando 450 baleias encalharam em Auckland.

As baleias-piloto chegam a medir até seis metros de comprimento e são a e espécie mais comum na Nova Zelândia.

Em Farewell Spit, que fica 150 km ao oeste da cidade turística de Nelson, ao menos nove fenômenos de baleias encalhadas foram registrados na última década, sendo esta última a mais importante no período.

De acordo com analistas, não existe explicação científica clara para o comportamento, sendo a causa mais provável a geografia submarina do local.

"Se alguém se propuser a projetar um lugar para atrair baleias, Golden Bay seria provavelmente o local ideal", disse Lamason.

"Diante de Farewell Spit existe uma grande quantidade de areia em forma de gancho e as águas são pouco profundas: depois que as baleias entram é difícil que consigam sair", completa.

NOVA ZELÂNDIA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.