Professores aceitam acordo e iniciarão ano letivo em Santo Antônio do Descoberto


Depois de várias tentativas de negociação, os servidores da rede municipal de ensino decidiram aceitar a proposta apresentada pela Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto e encerraram a greve da categoria. Em função dos ânimos exaltados, o padre Marcelo José Vieira intermediou a reunião representando a sociedade como um todo.

A proposta do governo que foi aceita pelos professores prevê o pagamento da folha de dezembro com o 13º salário parcelada em nove vezes (9x). Vale ressaltar que essa proposta já havia sido apresentada em uma reunião na prefeitura, durante a manhã, ao Sindicato, à Dra. Ana Carolina Portelinha, promotora de Justiça deste município, Padre Marcelo, Pastor João Batista, o presidente da Câmara dos Vereadores, Alexandre de Jesus, com mais alguns vereadores e os secretários de educação e finanças.

É importante ressaltar que mesmo com o parcelamento mais longo, a administração deverá trabalhar incessantemente visando uma arrecadação futura. Outras formas de angariar fundos e ajustes de arrecadação deverão ser empregados para que o governo possa cumprir com esse compromisso, pois sem essas medidas esse acordo se torna inviável. Para se ter uma ideia, o município conta hoje com um índice de 95% de inadimplência com o IPTU.

“Precisamos da ajuda de todos nessa empreitada. A cidade inteira precisa contribuir com o IPTU para que possamos reverter os recursos para pagar esse parcelamento. Só ele onera a folha em mais de 400 mil reais”, frisou o prefeito.

O primeiro pagamento será embutido na folha de março deste ano, que será paga até o 5º dia útil de abril. Vale lembrar que essa dívida foi herdada da gestão anterior.

“A nossa única alternativa foi o parcelamento. A gestão anterior não deixou recursos para que nós pudéssemos pagar esses servidores. Quando tomamos posse no dia 01 de janeiro, tínhamos três folhas de pagamento em atraso, quitamos duas, mas infelizmente não tem dinheiro para pagar dezembro. Não tínhamos escolha”, declarou o vice-prefeito, Aleandro.

Com o fim da greve, os mais de 11 mil alunos da rede municipal, iniciarão o ano letivo de 2017 na próxima quinta-feira (02). “Nossa maior preocupação agora é com relação à reposição. Duas escolas ainda não terminaram o ano letivo de 2016, mas agora com o fim da greve vamos juntos com a secretária de Educação programar o calendário. Vamos avaliar a melhor forma de resolver essa questão”, finalizou o prefeito.

ASCOM

Santo Antônio do Descoberto

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.