Entorno do DF prossegue como uma das regiões mais violentas do país


Falta de investimento e reforço no quadro de Profissionais de Segurança Pública mais precisamente da Polícia Civil e Militar fazem com que estes índices alarmantes prossigam subindo no entorno do DF.

O Entorno de Brasília figura como na ponta de uma triste estatística. De acordo com o Atlas da Violência 2016, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a região, composta por 22 municípios, teve uma taxa de homicídios em 2014 de 51,85 mortes para cada 100 mil habitantes. Índice 78,1% maior que a do Brasil no mesmo período, que foi de 29,1.
Em Luziânia, os casos de violência contra a pessoa aumentaram 7.3% em um ano. Quando somados os latrocínios, roubo seguido de morte, o número é ainda pior: 500% mais casos, apenas em 2016. 

As estatísticas não são muito diferentes em Valparaíso de Goiás, cidade também localizada no Entorno Sul. De 2015 para 2016, os latrocínios na cidade aumentaram 71%. Em 2016, foram 24 casos de roubo seguido de morte, contra 14 ocorrências no ano anterior. 


Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás informou que a Polícia Militar está orientada a ampliar as rondas ostensivas nas cidades vizinhas ao DF. O órgão ressalvou ainda a importância de registrar os boletins de ocorrência em todos os casos de violência.  “A recomendação é que os moradores vítimas de atos criminosos façam registro das ocorrências para que sejam procedidas as devidas investigações”, detalha o texto.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.