Datafolha: 75% são a favor dos protestos contra o governo Dilma

O apoio aos protestos contra a presidente Dilma Rousseff é alto. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (11), 75% dos brasileiros são a favor das manifestações contra o governo da presidente. Para 57% dos entrevistados, Dilma sabia da corrupção na Petrobras, objeto de investigação da Operação Lava Jato, e deixou acontecer. Outros 26% opinam que ela sabia, mas não poderia fazer nada para impedir. (Confira todos os números aqui)
O levantamento foi finalizado na sexta-feira (10), dois dias antes das manifestações programadas contra a presidente neste domingo (12). O instituto ouviu 2.834 pessoas. A margem de erro é de dois pontos.
A pesquisa também mostrou que quase dois terços dos brasileiros (63%) apoiam a abertura de um processo de impeachmentcontra a presidente, considerando tudo o que se sabe até agora a respeito da Operação Lava Jato. No entanto, muitos desconhecem o que aconteceria depois disso. No grupo dos que defendem o processo que poderia resultar na saída de Dilma, só 37% sabem que o cargo de presidente ficaria com o vice. Mas metade desse grupo erra ao ser questionado sobre quem é o vice. Conclusão, segundo a Folha: só 12% dos eleitores brasileiros são a favor de um processo de impeachment contra a presidente, estão cientes de que o vice assumiria o cargo e sabem que o vice éMichel Temer.
Apesar do apoio à abertura do processo de impeachment, a maioria (64%) não acredita no afastamento de Dilma. 29% acham que a presidente seria afastada, conforme a pesquisa.
Manifestações de domingo
Depois dos protestos de 15 de março, brasileiros devem voltar às ruas neste domingo (12) para participar de manifestações em todo o país. Entre as reivindicações, a população pede principalmente o fim da corrupção e a saída da presidente Dilma Rousseff.
De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o governo avalia que as manifestações deste domingo não terão o mesmo tamanho e impacto dos protestos de 15 de março, quando mais de 2 milhões de pessoas tomaram as ruas pelo Brasil. Só em São Paulo o público foi de 1 milhão de pessoas, conforme a Polícia Militar. Números do Datafolha, no entanto, dizem que foram 210 mil participantes. A expectativa da equipe presidencial é baseada no monitoramento das redes sociais nos últimos dias, conforme a Folha.

Fonte: Época

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.