sábado, 19 de julho de 2025

Abertas inscrições para seleção de artistas goianos no 24º Canto da Primavera.

Governo de Goiás abre inscrições para selecionar 56 atrações goianas para Canto da Primavera 2025, em Pirenópolis. 


A 24ª edição da Mostra de Música de Pirenópolis – Canto da Primavera abre, nesta segunda-feira (21/07), as inscrições para a seleção de atrações musicais que se apresentarão no festival, que será realizado dos dias 09 a 14 de setembro de 2025.

Ao todo, serão selecionadas 56 apresentações, distribuídas em palcos emblemáticos da cidade, como o Coreto, a Praça da Matriz, o Teatro e o Cavalhódromo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o 05 de agosto, exclusivamente pela plataforma Plateia Editais . A edição deste ano traz como tema Ecoando as Vozes do Cerrado.

O processo de seleção será realizado em duas etapas: habilitação documental e avaliação artística, conduzida por uma comissão curatorial composta por representantes da  Secretaria de Estado da Cultura, da sociedade civil e da área técnica musical. As propostas serão analisadas com base em critérios como qualidade técnica, originalidade, relevância cultural e viabilidade de execução.

O edital contempla três categorias: atrações locais (residentes em Pirenópolis), atrações do interior do estado (exceto Goiânia) e atrações musicais regionais (de quaisquer municípios goianos).

Os valores por apresentação variam de R$ 7 mil a R$ 20 mil, conforme a modalidade e local de exibição. O edital completo, com orientações, critérios de seleção e documentação obrigatória, está disponível no site oficial do festival: cantodaprimavera.cultura.go.gov.br.

Canto da Primavera

A Mostra Nacional de Música de Pirenópolis tem como objetivo valorizar e difundir a produção musical brasileira. O evento reúne artistas de diversos estilos e regiões do país, promovendo apresentações gratuitas e abertas ao público em diferentes pontos da cidade, como praças, coretos e teatros.

Além dos shows, o festival oferece oficinas e atividades formativas voltadas para músicos, estudantes e apreciadores da música. O Canto da Primavera é uma importante iniciativa de fomento à cultura, contribuindo para o fortalecimento da cena artística local e para o acesso democrático à arte.

O Canto da Primavera 2025 é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE.

O evento ainda tem o apoio das Secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinfra), de Esporte e Lazer (Seel) e da Retomada, além da Goiás Turismo, Goiás Social, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Prefeitura de Pirenópolis e Sesc Goiás.

Serviço

Assunto: Inscrições para Atrações Locais no 24º Canto da Primavera de Pirenópolis
Período de inscrição: 21/07 a 05/08/2025

Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – Governo de Goiás

Governo amplia lista de produtos comercializados no PAA Quilombola.

 Inclusão de novos produtos amplia oportunidades para agricultores familiares de comunidades remanescentes de quilombos.


A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater Goiás, publicou novo edital para o Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola). A iniciativa integra o leque de ações do Goiás Social, contribuindo para impulsionar o agro goiano, com foco na inclusão produtiva e no desenvolvimento da agricultura familiar.

A novidade da edição 2025 é a ampliação dos itens que podem ser comercializados pelos agricultores familiares de comunidades remanescentes de quilombos.

Além dos alimentos já tradicionais no programa, agora serão aceitos leite, queijo muçarela, pitaya e filé de tilápia, além de produtos de extrativismo vegetal, como baru, macaúba e mangaba, reconhecidos pela Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nº 750, de 24 de dezembro de 2024.

Os novos produtos também têm previsão de serem incluídos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás).

Para a titular em substituição da Seapa, Glaucilene Carvalho, a diversificação dos produtos representa mais uma etapa no fortalecimento da autonomia das populações quilombolas.

Ela explica que com essa ampliação no escopo de alimentos do PAA Quilombola, a inclusão produtiva dos agricultores é reforçada e o espaço para produtos com forte valor cultural, nutricional e econômico é garantido.

“Dessa maneira, ampliamos a renda local, tendo em vista que os alimentos são doados simultaneamente para instituições da própria região, o que reforça, ainda, as ações de segurança alimentar do Estado de Goiás”, afirma.

Papel estratégico

A inclusão de novos produtos reflete também o avanço nas políticas públicas voltadas à população pertencentes às comunidades remanescentes de quilombos.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), foram identificadas 82 comunidades quilombolas em 49 municípios goianos, das quais muitas já participam de ações de fomento à agricultura familiar e ao desenvolvimento territorial.

O PAA Quilombola tem papel estratégico ao conectar essas populações com políticas de segurança alimentar e geração de renda.

As inscrições para o PAA Quilombola 2025 estão abertas até 31 de julho e os interessados devem apresentar suas propostas por meio da Plataforma PAA Goiás, disponível no site oficial da Seapa.

Na página também é possível acessar o edital completo, que traz os critérios de participação, a tabela de preços por item e todos os formulários necessários. Os interessados podem tirar dúvidas e solicitar apoio na elaboração das propostas aos técnicos das unidades locais da Emater Goiás em todo o estado.