sexta-feira, 18 de julho de 2025

Vai viajar com as crianças? Confira dicas para uma viagem segura.

As férias de julho chegaram e, com elas, a oportunidade perfeita de criar memórias inesquecíveis em família.  


Seja curtir o friozinho de serra, conhecer uma cidade histórica ou relaxar na natureza, viajar com crianças é uma delícia, mas exige atenção e planejamento.

A fim de garantir que a única preocupação do viajante seja aproveitar o momento, o Ministério do Turismo reuniu dicas essenciais para uma viagem segura e sem imprevistos.
Confira:

Antes de sair de casa
Comece verificando se todos os documentos das crianças (RG ou Certidão de Nascimento) estão em ordem. Lembre-se: nas viagens nacionais, menores de 16 anos de idade desacompanhados de um dos responsáveis precisam de autorização reconhecida em cartório.

Garanta passagens e hospedagem com antecedência, especialmente na alta temporada de julho. Isso assegura que a família fique junta e evita surpresas com a lotação de serviços.

Além disso, monte um pequeno kit de primeiros socorros com itens básicos, como curativos, antissépticos, antitérmicos e qualquer medicação de uso contínuo que a criança precise – sempre com a receita médica em mãos – e verifique se as vacinas necessárias estão em dia.

Criar uma pulseirinha de identificação com o nome e o telefone dos responsáveis é uma medida extra de segurança aos pequenos.

Durante a viagem
Se for viajar de carro, lembre-se que o uso de cadeirinha ou assento de elevação é obrigatório e fundamental. Certifique-se de que o dispositivo está bem instalado e é adequado à idade, peso e à altura da criança.

Planeje paradas na estrada para que todos os ocupantes do veículo possam esticar as pernas e ir ao banheiro. Caso o passeio seja em regiões de serra, confira as condições das rodovias, que podem ter neblina.

Nos voos, principalmente os mais longos, leve na bagagem de mão uma roupa extra, itens de higiene e meios de entretenimento para as crianças, a exemplo de livros, jogos ou um tablet com fones de ouvido.

No destino
Use nas crianças vestimentas adequadas ao clima da região visitada. Em destinos de natureza, tênis ou botas apropriadas são essenciais para evitar quedas e lesões. O sol e o vento frio queimam: utilize protetor solar e labial em todos.

Nos destinos de ecoturismo ou de turismo rural, escolha trilhas e atividades compatíveis com a idade e o preparo físico das crianças. Lembre-se de conscientizar os pequenos para não alimentar animais sem a permissão de um responsável.

Em locais movimentados, mantenha as crianças sempre por perto e combine um ponto de encontro, caso alguém se perca.

Por fim, uma dica de ouro em qualquer destino: contrate apenas prestadores de serviços turísticos inscritos no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Acesse AQUI o Cadastur).

O registro dos profissionais no sistema garante que a empresa ou o guia de turismo atuam de forma legal, proporcionando mais tranquilidade nas viagens em família.

Goiás Turismo – Governo de Goiás

Terminal Praça da Bíblia passa por vistoria e tem inauguração confirmada para setembro.

Daniel Vilela, gestores, lideranças políticas e equipes de imprensa conheceram a nova estrutura do Terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. 


Com 95% da reforma concluída, o Terminal Praça da Bíblia, em Goiânia, já tem previsão de inauguração: setembro de 2025. O anúncio foi feito pelo governador em exercício Daniel Vilela, nesta sexta-feira (18/07), durante vistoria às obras.

“Por aqui passam em torno de 55 mil pessoas todos os dias. Agora, essas pessoas terão mais conforto e o que há de melhor em estrutura, com tecnologia, acessibilidade, banheiros, videomonitoramento e wi-fi”, ressaltou.

Daniel citou que as intervenções no local integram o projeto Nova RMTC, uma iniciativa do Governo de Goiás para melhorar o serviço de transporte coletivo na Grande Goiânia sem alterar o valor da tarifa paga pelo usuário.

Desde 2019, o bilhete permanece congelado em R$ 4,30.

“Já entregamos o Terminal Novo Mundo e em breve entregaremos os da Praça A, Dergo, Senador Canedo e Padre Pelágio”, antecipou.

O governador em exercício lembrou que avançar na área é um compromisso do governador Ronaldo Caiado. A iniciativa, que totaliza mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos, conta com a parceria das prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia.

Além da reforma e modernização dos terminais, o projeto contempla a renovação da frota e a troca dos pontos de ônibus.

“Sabemos da situação caótica que vivia o transporte antes desse planejamento. E hoje estamos caminhando para a condição de referência nacional. Temos recebido visitas de representantes de outras regiões para conhecer o que está sendo feito aqui”, disse.

Terminal Praça da Bíblia – intervenções

A reforma no Terminal Praça da Bíblia começou em setembro do ano passado e segue o cronograma previsto, de um ano de duração.

Entre as principais intervenções, estão:

  • ampliação de mais de três mil metros quadrados do terminal;
  • revitalização da infraestrutura de drenagem,
  • rede de esgoto e abastecimento de água potável;
  • novas lanchonetes e banheiros;
  • nova pista de rolagem,
  • câmeras de monitoramento 24 horas;
  • controle operacional integrado e tecnologias semelhantes às utilizadas em aeroportos:
    • como sinalização vertical e horizontal
    • e sistema de sonorização.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, afirmou que a obra beneficia não só os usuários do Eixo Anhanguera, mas toda a região metropolitana.

“Proporciona mais qualidade, mais conforto, mais acessibilidade para todos os usuários. É indiscutível a importância dessa obra”, salientou.

Até ser concluída a reforma, os passageiros utilizam uma estrutura provisória montada ao lado da obra, com orientações de profissionais que conduzem, acolhem e tiram dúvidas dos usuários.

“Estudei em Goiânia e já usei esse terminal. Era horroroso. E hoje ele é iluminado, bonito”, testemunhou o prefeito de Hidrolândia, José Délio, durante a vistoria das obras.

O gestor municipal também destacou a importância da parceria entre Estado e municípios, que tem proporcionado uma revolução na estrutura da rede.

Já o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, disse que seu município é diretamente beneficiado com a reforma de todos os terminais, plataformas e abrigos.

Fonte:SECOM