quarta-feira, 16 de julho de 2025

Cultura prorroga inscrições para edital Ocupa Goiás.

Interessados no Ocupa Goiás agora têm até o dia 28 de julho para enviar suas propostas por meio da plataforma Baru. 


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) prorrogou o prazo de inscrições para o edital Ocupa Goiás, do Fundo de Arte e Cultura (FAC). Os interessados agora têm até o dia 28 de julho para enviar suas propostas por meio da plataforma Baru.

A prorrogação foi motivada pela retificação de três pontos do edital, que será publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira, 16 de julho.

Edital do Ocupa Goiás

Com investimento total de R$ 1,2 milhão, o edital visa promover a ocupação artística de espaços públicos e culturais no estado, com foco na descentralização da oferta cultural e valorização de artistas locais. O edital e seus anexos já podem ser conferidos no site do Fundo de Arte e Cultura.

As inscrições devem ser realizadas na plataforma Baru, com envio de link do espetáculo completo (exceto para artes visuais), currículo da equipe técnica, proposta de ação formativa e demais documentos exigidos no edital. Projetos que não apresentarem a documentação completa serão desclassificados.

O certame contempla duas categorias de ocupação. A primeira é voltada ao Centro Cultural Trabalhista e à esplanada do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18ª), em Goiânia. Serão selecionados 14 projetos nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro, com infraestrutura técnica básica oferecida pelo próprio espaço, como sonorização e iluminação profissional.

Já a segunda categoria selecionará 20 projetos – dez em Aparecida de Goiânia e dez em Jaraguá – para ocupação artística de praças e parques públicos nas duas cidades. Podem concorrer propostas nas linguagens de circo, dança, música e teatro. Os proponentes devem indicar, no momento da inscrição, até três locais por cidade, entre os pré-definidos no edital.

O edital também prevê critérios de inclusão e diversidade, com vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência, conforme estabelecido nas diretrizes do FAC.

Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

Escolas do Futuro oferecem 715 vagas para cursos gratuitos de tecnologia e artes.

 Escolas do Futuro de Goiás, mantidas pelo governo do Estado, oferecem oportunidades gratuitas de capacitação em arte e tecnologia em quatro municípios goianos.


As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) oferecem 715 vagas para cursos gratuitos na área de tecnologia e artes. As formações são oferecidas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto. As inscrições podem ser realizadas por meio do site  efg.org.br/editaiscursos, onde os candidatos podem conferir também as datas de cada certame e o método de seleção.

Na área de tecnologia e inovação, as EFGs ofertam 268 vagas para o segundo semestre deste ano. Os cursos são destinados a estudantes com idade acima de 16 anos e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.

Os editais preveem turmas para capacitações em Desenvolvimento Web e Mobile, Empresas Digitais e Marketing e Mídias Sociais. A seleção leva em conta a média global das notas obtidas no último ano cursado do ensino médio ou a nota obtida no Enem ou no Encceja.

Formação artística

Já no campo de formação artística, a EFG Basileu França, em Goiânia, oferta 447 vagas para cursos de artes no segundo semestre de 2025.

As vagas estão distribuídas em formações presenciais de Capacitação Profissionalizante, Técnico de Nível Médio e Superior de Tecnologia. Os editais e suas especificações podem ser conferidos no site efg.org.br/editaiscursos.

Na modalidade de Capacitação Profissionalizante, os candidatos podem escolher entre os cursos de Artes Visuais, que abrange aulas para pintura, desenho artístico, gravura e outros; de Música, com foco em Teatro Musical; e de Circo, que envolve habilitações para acrobacias aéreas, malabares e equilíbrios. Já para a modalidade Técnico em Nível Médio, há cursos de Dança Contemporânea; Ballet Clássico; Artes Circenses; e Música.

Para esse semestre, ainda, há vagas para o Curso Superior em Produção Cênica, e também para os Grupos Sinfônicos que integram o Núcleo de Altas Habilidades (NAH) do Basileu França.

Para o NAH, a unidade disponibiliza vagas para instrumentos e canto das Orquestra Sinfônica Juvenil Pedro Ludovico Teixeira, Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Banda Sinfônica Jovem de Goiás, e Big Band Basileu França.

Orientações

É importante que os interessados leiam os editais com atenção às instruções e suas especificações, inclusive aos pré-requisitos, aos procedimentos de seleção, à realização de testes de aptidão, e às datas de cada certame.

As inscrições para os cursos Superior em Produção Cênica, Dança Contemporânea e Dança Ballet Clássico devem ser realizadas até o dia 3 de agosto de 2025. Já o prazo para inscrições aos demais cursos é 31 de julho de 2025. A previsão para o início das aulas é o segundo semestre deste ano.

Serviço

Cursos em Artes

Inscrições até 31 de julho

Fonte: Governo de Goiás