quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Apelo solidário! Rede Hemo convoca população a doar sangue.

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) alerta que os estoques de alguns tipos sanguíneos na Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), principalmente os negativos, estão em nível crítico. Por isso, convoca a população a realizar doações.


Os estoques do Hemocentro de Goiás encontram-se em estado crítico para os tipos A Negativo, B Negativo, AB Negativo, O Negativo, B Positivo e AB Positivo.

O objetivo é garantir a manutenção do estoque de sangue e manter a continuidade do atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que a Rede Hemo é responsável pelo abastecimento de mais de 200 unidades de saúde no estado.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais reforça que o sangue O negativo é considerado universal para transfusões de emergência, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo.

Essa característica o torna vital em situações críticas, como acidentes graves, cirurgias de urgência e atendimentos onde não há tempo hábil para identificar o tipo sanguíneo do paciente. No entanto, apesar de sua importância, é considerado um dos tipos mais raros na população.

Ana Cristina reafirma que as doações são fundamentais para garantir o atendimento seguro de pacientes em todo o Estado.

“A doação de sangue é um gesto solidário, rápido e seguro, e pode salvar até quatro vidas. As tipagens sanguíneas A -, B -, O – e AB – são as mais usadas em emergências. Pedimos o apoio da população para nos ajudar com as doações. Quem ainda não veio fazer sua doação nesses últimos três meses ou ainda não é doador venha doar. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta.

Quais as condições básicas para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Rede Hemo: onde doar

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas (exceto feriados), e aos sábados, das 8 às 12 horas. Nas unidades da Rede Hemo localizadas no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu), o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

A Rede Hemo disponibiliza o agendamento prévio das doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br  ou pelo telefone 0800 642 0457.

Empresas ou instituições também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realização de ações de coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para o agendamento da ação é necessário ter a confirmação de 120 pessoas interessadas em participar e fazer uma solicitação via e-mail, por meio do endereço hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3231-7925.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Quer estudar no Agrocolégio Maguito Vilela? Inscrições abertas!

O agrocolégio funciona na modalidade de ensino médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária, permitindo que o estudante curse o ensino regular e a formação técnica ao mesmo tempo. 


O prazo para se inscrever no Agrocolégio Maguito Vilela termina no dia 31 de outubro. A iniciativa da Emater Goiás e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) integra o ensino médio à formação técnica em agropecuária, preparando jovens para atuar no campo, fortalecer a sucessão familiar e incentivar a permanência das novas gerações no meio rural.

São 60 vagas, distribuídas em duas turmas de 30 estudantes. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no link: Formulario de Inscrição.

Agrocolégio Maguito Vilela

O agrocolégio funciona na modalidade de ensino médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária, permitindo que o estudante curse o ensino regular e a formação técnica ao mesmo tempo.

As vagas são prioritárias para:

  • Jovens do meio rural dos municípios goianos;
  • Filhos de agricultores familiares, produtores rurais e comunidades tradicionais;
  • Estudantes com vocação ou interesse em seguir carreira no campo e dar continuidade à sucessão familiar.

As aulas começam em janeiro de 2026 , com uma proposta pedagógica que une teoria e prática. O ensino alterna entre um mês de atividades em tempo integral na instituição e um mês de vivência no campo , aplicando o conhecimento adquirido em sala.

O processo seletivo inclui análise documental, avaliação da carta de intenção e entrevista .

Confira o edital completo:  Edital de seleção 

Saiba mais

Agrocolégio Maguito Vilela é inaugurado com foco na capacitação rural

Inaugurada academia de ginástica do Agrocolégio Maguito Vilela

Emater Goiás – Governo de Goiás

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Atenção, moradores de Sanclerlândia e Montes Claros de Goiás!

O Goiás Social e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) entregam benefícios habitacionais em duas cidades goianas, nesta quarta-feira (22/10). Começando por Sanclerlândia, às 9 horas, onde serão entregues 77 escrituras do Programa de Regularização Fundiária a moradores da Vila Martins III. 


Em seguida, às 14 horas, em Montes Claros de Goiás, 100 cartões do Aluguel Social serão distribuídos entre famílias com cadastros aprovados.

De acordo com a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o papel do Estado é apoiar as pessoas que mais precisam com políticas públicas eficientes.

“As despesas com o aluguel consomem grande parte da renda das famílias. Com essa ajuda, elas podem abrir espaço para realizar outros sonhos”, declara Gracinha.

Escrituras

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressalta que a entrega das escrituras consolida o compromisso do Governo de Goiás com a política de moradia a custo zero.

“A escrituração de um imóvel é um processo complexo e caro, composto por muitas etapas e que envolve diferentes entes, como os cartórios. A Agehab toma todas as providências para que o documento chegue gratuitamente às mãos do beneficiário”, explica.

O programa Pra Ter Onde Morar – Escritura tem como objetivo regularizar gratuitamente imóveis de famílias de baixa renda que vivem em moradias construídas e doadas no passado em áreas então pertencentes ao Estado.

O processo inclui levantamento topográfico, cadastro social, elaboração de plantas, registros cartoriais e a entrega da escritura definitiva.

“O programa tem impacto direto na vida das pessoas, porque segurança jurídica é dignidade. A escritura garante que a casa é realmente delas, abre portas para financiamentos, reformas e dá tranquilidade para as famílias”, afirma Alexandre Baldy.

Serviço

Agenda 1: Entrega de 77 escrituras do Programa de Regularização Fundiária (Vila Martins III)
Data: 22/10, quarta-feira
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Sanclerlândia
Endereço: Praça 3 Poderes – Centro – Sanclerlândia – GO

Agenda 2: Entrega de 100 cartões do Aluguel Social
Data: 22/10,  quarta-feira
Horário: 14h
Local: Secretaria de Assistência Social

Agência Goiana de Habitação (Agehab) – Governo de Goiás

domingo, 19 de outubro de 2025

#Partiu! Operação Goiás Alerta e Solidário entrega benefícios sociais.

 Serão contempladas 1.347 famílias em situação de vulnerabilidade, de 37 municípios goianos, sendo 184 as moradoras de regiões rurais e 1.163 as de zonas urbanas.


Para reduzir os impactos das chuvas previstas para os próximos meses, equipes da Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/2026 iniciaram, nesta segunda-feira (20/10), a entrega de benefícios sociais aos moradores de municípios classificados como de alto risco por fortes chuvas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do estado.

O ponto de partida foi o Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em Goiânia.

À frente da ação, a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca a importância da Operação Goiás Alerta e Solidário.

Goiás Alerta e Solidário

Criada a partir do modelo da antiga Operação Nordeste Solidário e coordenada pelo Goiás Social, a Operação Goiás Alerta e Solidário, nesta primeira fase, que vai até o próximo dia 31, deve distribuir 15.759 benefícios sociais, incluindo absorventes pós-parto, kits de enxoval masculino e feminino, andadores ortopédicos, cadeiras de rodas, colchões caixa de ovo com capa, cobertores, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, fórmulas infantis para crianças (Leite Nan I e II), além de pacotes do Mix do Bem e de frutas desidratadas.

Serão contempladas 1.347 famílias em situação de vulnerabilidade, de 37 municípios goianos, sendo 184 as moradoras de regiões rurais e 1.163 as de zonas urbanas.

As entregas serão feitas por equipes da OVG e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) em Adelândia, Alto Paraíso de Goiás, Campinaçu, Carmo do Rio Verde, Cavalcante, Colinas do Sul, Crixás, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Goiás, Guaraitá, Guarani de Goiás, Guarinos, Heitoraí, Hidrolina, Ipiranga de Goiás, Itaguari, Itapaci, Itapuranga, Mimoso de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Roma, Padre Bernado.

Edições anteriores

Realizada em 2022, a então Operação Nordeste Solidário entregou 17.747 benefícios sociais via OVG. Na ocasião, foram beneficiadas 1.751 famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo 328 da zona rural e 1.423 da urbana.

Em 2023, a iniciativa ganhou o nome de Operação Goiás Alerta e Solidário. Naquele ano e em 2024, foram distribuídos um total de 35.780 benefícios sociais e significaram mais dignidade e amparo para 3.098 famílias.

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás

sábado, 18 de outubro de 2025

Bora vacinar? Dia D da Multivacinação será neste sábado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na manhã desta sexta-feira (17/10), uma Blitz no Trânsito, com adesivaço e Van da Vacina na avenida 136, em Goiânia, para mobilizar população e municípios na adesão à Campanha de Multivacinação e na realização do Dia D, neste sábado (18/10). 


O personagem Zé Gotinha participou da ação, alertando as pessoas sobre a importância das vacinas para a saúde individual e coletiva.

A orientação é para que todos os municípios realizem atividades de mobilização para facilitar o acesso das pessoas às salas de atendimento. O principal público da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mas as vacinas estão disponíveis para todas as idades.

A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde para a maior parte das vacinas é de 95%.

Goiás tem reforçado a programação para retomada das coberturas, e algumas vacinas já começam a apresentar aumento de procura, como a BCG (90,22% em 2025, contra 86% em 2024), Hepatite A (78% em 2025 contra 76,42% em 2024) e Febre Amarela (72,18% em 2025, contra 71,32 em 2024), mas outras ainda precisam melhorar, como a Pentavalente (77% em 2025 contra 82,% em 2024) e Polio (77,51% em 2025 contra 83% em 2025).

Vacinar pro Perigo não Voltar

A SES realiza, durante o mês de outubro, a Campanha Vacinar pro Perigo não Voltar, com o objetivo de aumentar as coberturas e proteger crianças e adolescentes de doenças controladas. A Campanha Nacional de Multivacinação está sendo realizada desde o dia 6 e segue até 31 de outubro, com o dia D para este sábado (18/10), em todos os municípios de Goiás e do país.

A Subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, pede o engajamento dos pais e responsáveis .

“O nosso objetivo com o Dia D é que todos de 0 a 15 anos estejam com todas as vacinas de suas cadernetas atualizadas, e que os pais se atentem para a importância disso, pois temos doenças que estavam eliminadas e que já estão retornando como a Febre Amarela e o Sarampo. O recado é um só: Vacinar pro perigo não voltar”, reforçou Flúvia.

A nutricionista Adriane Carvalho, aproveitou a Van da Vacina para se imunizar contra a Influenza, e explicou que a vacina diminui a chance de internações e casos graves.

Campanha de Multivacinação

A Campanha de Multivacinação tem o objetivo facilitar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação das Crianças e do Adolescentes, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Em Goiás, a campanha publicitária tem como lema Vacinar para o perigo não voltar, com mensagens em rádios, TV, sites e jornais.

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

IPVA 2025 em Goiás poderá ser pago até 31 de outubro.

A ampliação do prazo, que antes iria até a próxima segunda-feira (20/10), objetiva garantir o acesso da população ao sistema para geração da guia de pagamento. 


O governador Ronaldo Caiado autorizou, nesta quinta-feira (16/10), a ampliação para 31 de outubro do prazo para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 e o licenciamento anual dos veículos com placas finalizadas em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 0. Até o vencimento, não terá cobrança de juros ou multa.

A ampliação do prazo, que antes iria até a próxima segunda-feira (20/10), objetiva garantir o acesso da população ao sistema para geração da guia de pagamento.

“Tomei essa medida após ser informado de que alguns contribuintes não estavam conseguindo efetuar a quitação dos boletos”, informou o governador nas redes sociais.

Ele também ressaltou que técnicos estão trabalhando para sanar eventuais falhas no sistema.

Para emitir o boleto, Documento Único de Arrecadação ou realizar o pagamento via PIX, o dono de veículo deve acessar o portal Expresso  (https://www.go.gov.br/), acessar a aba de serviço Consultar veículo - IPVA, multas e CRLV  (https://www.go.gov.br/servicos/servico/consultar-veiculo–ipva-multas-e-crlv), ou o site do  Detran - GO  (www.goias.gov.br/detran).

Também é possível emitir a guia pelo aplicativo Detran GO ON ou buscar uma unidade do Vapt Vupt.

A alteração no calendário de pagamento deve ser confirmada em instrução normativa da Subsecretaria da Receita Estadual, que será publicada no Diário Oficial do Estado. Mais de 3,9 milhões de veículos possuem placas com finais entre 3 e 0.

Alerta

O contribuinte com IPVA atrasado perde os benefícios de redução de 50% no valor do imposto para automóveis 1.0 e motos de até 125 cilindradas, assim como o desconto de até 10% para inscritos no programa Nota Fiscal Goiana.

A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) é possível após o pagamento da taxa de licenciamento e de outros débitos do veículo, como IPVA e multas.

A condução do veículo não licenciado é infração gravíssima, com multa prevista de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e até a remoção do veículo para o pátio.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Abertas inscrições para Processo Seletivo de Estágio da Saneago.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio Remunerado na Saneago. O Edital 03/2025 foi publicado pela Universidade Patativa do Assaré (UPA), agente de integração contratado pela companhia para realizar o recrutamento de estagiários. 


A modalidade de estágio é não obrigatória e voltada a estudantes do Nível Médio Regular/EJA e Técnico e Nível Superior em diversas áreas.A modalidade de estágio é não obrigatória e voltada a estudantes do Nível Médio Regular/EJA e Técnico e Nível Superior em diversas áreas.

O certame contempla a formação de cadastro de reserva para diversas unidades da Saneago nos 223 municípios atendidos. À medida em que as vagas forem surgindo, os aprovados serão convocados. O período de inscrições segue até o dia 2 de novembro de 2025.

Quem pode participar

Poderão participar do Processo Seletivo estudantes com matrícula e frequência regular em cursos reconhecidos e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) de Ensino Médio Regular/EJA e Técnico e Ensino Superior, ofertados por instituições de ensino públicas ou privadas.

Serão incluídos nos cursos de Nível Médio Técnico aqueles considerados como Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O processo seletivo será formado por uma única etapa avaliativa: a realização de uma prova  objetiva on-line, no dia 7 de novembro, de caráter classificatório e eliminatório. O Conteúdo Programático de estudos consta no Anexo III deste edital.

Para mais detalhes, clique aqui. 

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mail: saneago2025@universidadepatativa.com.br ou pelo telefone: Whatsapp (88) 9 9687-1625 – 0800 591 8710.

Saneago – Governo de Goiás

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Governo beneficia mais de 2 mil produtores da agricultura familiar.

 A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) divulgou o resultado final do Programa de Aquisição de Alimentos no Estado de Goiás (PAA Goiás).


A iniciativa, executada em parceria com a Emater Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), tem investimento total de R$ 29,9 milhões, que serão destinados à compra da produção de 2.015 agricultores familiares de 183 municípios goianos.

O PAA Goiás tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, promover a segurança alimentar e fomentar a economia rural por meio da aquisição direta de alimentos produzidos pelos agricultores, destinados a entidades socioassistenciais cadastradas na OVG e a centros de apoio, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Nesta edição, o programa recebeu 3.126 propostas pela Plataforma PAA Goiás. Após análise e ajustes no ranqueamento final, 2.015 propostas foram classificadas para fornecimento e 827 permaneceram em cadastro reserva, respeitando critérios de pontuação, ordem de prioridade e correções identificadas ao longo do processo.

Análise dos recursos

Após a divulgação do resultado preliminar, a Comissão Especial do PAA Goiás analisou 239 recursos administrativos protocolados pelos produtores. Deste total, 67 foram deferidos e 172 indeferidos, conforme os critérios estabelecidos no edital.

O procedimento garantiu a transparência e a conformidade das etapas, respeitando o princípio da ampla defesa e do contraditório.

Titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende destaca que o programa reforça o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento do campo e a inclusão produtiva.

“O PAA Goiás consolida um modelo eficiente de política pública, que valoriza a produção local e leva alimentos de qualidade para quem mais precisa. A cada edição, conseguimos alcançar mais municípios e garantir que o recurso público chegue a quem realmente produz no meio rural”, afirma.

A superintendente de Produção Rural da Seapa, Patrícia Honorato, destaca a importância da etapa final do processo.

“Com o resultado final homologado, avançamos para a fase de execução, garantindo que os produtores comercializem de forma segura e que a população tenha acesso a alimentos de qualidade e de origem familiar”, afirma.

Fornecimento dos alimentos

Com a homologação do resultado final, a Seapa dará início aos procedimentos administrativos para emissão das ordens de fornecimento aos produtores classificados.

Após o recebimento dessas ordens, os agricultores estarão autorizados a realizar as entregas às entidades socioassistenciais habilitadas, conforme o cronograma de execução do projeto.

A expectativa é que o fornecimento de alimentos ocorra de forma parcelada entre novembro de 2025 e junho de 2026.

A lista completa dos produtores classificados está disponível na página institucional do Programa de Aquisição de Alimentos,no site da Seapa.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

sábado, 11 de outubro de 2025

Campanha alerta para adultização de crianças.

 O Governo de Goiás convida a população para refletir sobre a adultização de crianças, com o lançamento, neste sábado (11/10), de uma campanha de conscientização e alerta. Desenvolvida pela Secretaria de Comunicação (Secom) com o conceito “Criança só precisa ser adulto quando crescer”.


A iniciativa destaca de forma direta quem mais sofre com o comportamento: as próprias crianças. O assunto ganhou repercussão nacional no vídeo do influenciador Felipe Brassanim Pereira, o Felca.

Adultização

A adultização é uma situação em que crianças e adolescentes são expostas a comportamentos e responsabilidades de adultos, seja com a sobrecarga de tarefas, cobranças excessivas em qualquer âmbito da vida ou o acesso a conteúdos inadequados.

Isto significa que a aceleração de forma forçada compromete o desenvolvimento infanto-juvenil, obrigando crianças e adolescentes a adotarem atitudes e responsabilidades que não correspondem à sua idade.

A campanha é composta por filme para TV e internet, além de peças para o meio digital, como a página www.goias.gov.br/infancia-sem-adultização, que oferece orientações de como proteger crianças e adolescentes do ambiente digital, com supervisão constante no acesso à internet.

A página esclarece que a adultização não está tipificada como crime na legislação brasileira, mas pode configurar violação de direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Especialistas em neurociência afirmam que a aceleração de forma forçada do desenvolvimento infanto-juvenil pode ter efeitos graves, como causar ansiedade, depressão, dificuldade de socialização, falta de empatia, problemas no processo de aprendizagem e dificuldade de atenção.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

“Chaminés de fada” em Goiás podem entrar para o Mapa do Turismo.

 Parece cenário de filme de ficção científica, mas está em Goiás o primeiro conglomerado brasileiro geológico conhecido como “chaminés de fada”, estruturas em que uma torre sustenta rochas arredondadas na ponta.


Muito comuns na Turquia, essas formações foram descobertas recentemente em uma fazenda no município de Campos Belos, no Nordeste goiano, por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Técnicos da Goiás Turismo visitam a região, nesta quinta-feira (9/10), para colher mais informações e documentar a paisagem. Eles se reunirão também com o proprietário do local, empresários e integrantes da prefeitura para discutir a entrada do município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Chaminés de fada

“O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já fez uma avaliação preliminar para que a área se torne uma unidade de conservação. Esse passo é importante para que preservemos as formações rochosas. O turismo precisa ser sustentável. Venho discutindo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad) projeto para desenvolver a região, que fica próxima à Terra Ronca”, pontua o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.

O turismólogo Luciano Guimarães, que integra a equipe que vai a Campos Belos, lembra que o local ainda não está aberto ao público.

“Por enquanto, é um recurso natural, não um produto turístico”, diferencia. “É preciso investir em acessibilidade, sinalização, hospedagem, alimentação e guias capacitados. Só com essa estrutura é que o atrativo pode ser comercializado”, informa.

Formações raras

Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, a geóloga Joana Paula Sanchez explicou que poucas regiões do mundo exibem estruturas grandes como as descobertas em Goiás, que chegam até a três metros de altura.

“Elas precisam de um contexto muito específico para existir, tamanhos assim são bastante raros, ainda mais espalhados por uma área grande”, disse.

O processo que forma as chaminés de fada, também conhecidas como “demoiselles” (moças, em francês), é chamado de erosão diferencial. “Precisa existir uma rocha mais dura depositada sobre outra mais frágil, que erode facilmente”, detalhou a geóloga.

As “chaminés de fada” mais conhecidas do mundo estão na Capadócia, na Turquia, mas essas formações geológicas também ocorrem nos Alpes franceses, nos desertos de Utah, nos Estados Unidos, e em pequenas áreas do Canadá, da Itália e de Taiwan.

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Agehab convoca mulheres em situação de violência para receberem Aluguel Social.

 O Goiás Social e da Agência Goiana de Habitação (Agehab), divulgaram nesta terça-feira (07/10) a convocação de 137 mulheres para aderirem ao programa Para Ter Onde Morar – Aluguel Social. 


O edital contempla exclusivamente mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de uma pessoa responsável por criança ou adolescente em situação de violência doméstica.

A relação das convocadas está disponível no site  goias.gov.br/agehab. Por questões de segurança, elas são identificadas apenas pelas iniciais e parte do CPF.

As moradoras são de 52 municípios diferentes. Para serem contempladas, as mulheres precisam entrar no site e preencher a declaração de aceitação do programa dentro do prazo de 10 dias.

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, ressaltou o impacto do programa na vida das mulheres em vulnerabilidade.

“Trabalhamos para garantir que essas mulheres tenham a oportunidade de reconstruir suas vidas com dignidade e segurança. O Aluguel Social é um instrumento importante de proteção e independência, permitindo que elas deixem para trás um ambiente de violência e encontrem um novo começo em paz”, afirmou.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, reforçou o caráter humanitário e estratégico da ação.

“Nosso foco é oferecer um suporte real para essas mulheres, que estão em situação de extremo risco. Com o benefício de R$ 350 mensais por até 18 meses, elas têm a chance de sair do ciclo de violência e buscar estabilidade”, assinalou.

O edital exclusivo para mulheres em situação de violência doméstica e responsáveis por crianças e adolescentes em situação de violência é permanente.

“A qualquer momento que necessitar, a mulher pode solicitar o recebimento do Aluguel Social no site da Agehab. Nesse caso, ela também pode morar em qualquer um dos 246 municípios goianos”, informou Baldy.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Hugo realiza 1ª cirurgia para correção de aneurisma cerebral

 O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Einstein Hospital Israelita, realizou sua primeira cirurgia para correção de aneurisma cerebral.


A operação, conduzida por uma equipe multiprofissional, é mais um marco do hospital no atendimento neurocirúrgico de alta complexidade, com reflexo direto na assistência a pacientes com doenças neurológicas graves.

Apesar de já ser referência no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) na rede estadual, o Hugo ainda não dispunha da estrutura completa para realizar cirurgias de aneurisma.

“O paciente com aneurisma cerebral precisa ser operado, idealmente, em até 24 horas após o diagnóstico. Quanto mais tempo ele espera, maior o risco de sequelas graves ou morte. Agora, com a estrutura adequada, conseguimos realizar esses procedimentos com segurança aqui mesmo”, explica o neurocirurgião do Hugo, Normando Guedes.

A cirurgia realizada envolveu um aneurisma cerebral roto, condição em que o vaso já se rompeu, provocando sangramento intracraniano. É uma das emergências neurológicas mais graves que existem, com chance de 50% de mortalidade se não houver intervenção cirúrgica imediata.

Segundo o médico, metade dos pacientes que sobrevivem à ruptura do aneurisma pode apresentar sequelas neurológicas severas, por isso, tratar o quanto antes é o único caminho para que eles tenham chance de recuperação.

Nova estrutura e tecnologia cirúrgica

O primeiro procedimento durou cerca de oito horas e mobilizou uma equipe multiprofissional, incluindo três neurocirurgiões, dois anestesiologistas, instrumentadores e profissionais da enfermagem.

A cirurgia contou com o suporte de um microscópio cirúrgico de última geração, recém-adquirido pelo hospital, fundamental para garantir precisão e segurança nas intervenções neurovasculares.

“A chegada de novos equipamentos, como o microscópio, possibilita esse salto na complexidade e qualidade da assistência”, afirma a diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla.

“O que faz, porém, com que o Hugo se torne capaz de realizar, com excelência, cirurgias que antes não eram viáveis na unidade, é uma equipe capacitada e comprometida com os melhores resultados, preparada não só para usar essas novas ferramentas, mas para ter a atenção e o cuidado de que procedimentos complexos como esses exigem”.

De acordo com o anestesiologista Gabriel Andraos, que participou do procedimento, foram utilizados recursos modernos também à frente da anestesiologia, como:

  • monitor de consciência BIS (que realiza a monitorização cerebral e faz uma avaliação direta dos efeitos da anestesia no paciente, indicando seu nível de consciência),
  • bombas de infusão alvo-controladas (administra os medicamentos anestésicos com base nos parâmetros do paciente),
  • monitor de bloqueio neuromuscular
  • manta térmica.

“Essas tecnologias elevam o padrão da anestesia, tornando o procedimento mais seguro e confortável para o paciente e permitindo uma recuperação mais rápida no pós-operatório”, explica.

Com a realização desse primeiro procedimento, o Hugo passa a integrar oficialmente a rede de unidades capazes de tratar casos complexos de aneurisma cerebral, ampliando a resolutividade da regulação estadual.

Além disso, a conquista também traz impacto positivo na formação de novos profissionais da área, já que o Hugo é campo de prática das residências médicas em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas (HC/UFG) e do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).