domingo, 28 de setembro de 2025

Obras em andamento ampliam reforço no abastecimento de água em Águas Lindas de Goiás.

A Saneago está realizando importantes intervenções no sistema de distribuição de água em Águas Lindas de Goiás, com a implantação de novas adutoras e reforços na rede.  


A Saneago está realizando importantes intervenções no sistema de distribuição de água em Águas Lindas de Goiás, com a implantação de novas adutoras e reforços na rede. O objetivo é garantir mais segurança hídrica e reduzir os impactos da estiagem.

Durante visita técnica nesta segunda-feira (22/09), o responsável técnico, destacou que os trabalhos contemplam setores como Pôr do Sol, Pinheiros, Village e bairros dos Jardins da Barragem. As obras incluem:
🔹 Instalação de tubulações de grande porte
🔹 Interligações entre quadras
🔹 Modulação de registros para maior eficiência
Segundo o técnicos, o sistema foi projetado para aproveitar a gravidade, reduzindo custos e transtornos. O investimento é essencial para acompanhar o crescimento acelerado da cidade, que registra cerca de 6 mil novas ligações de água/ano.

Atualmente, duas obras já estão em execução e mais três adutoras serão iniciadas ainda neste mês, atendendo setores como Jardim Brasília e as quadras 10, 11 e 12. Já foram recebidos cerca de 5 mil metros de tubulação, beneficiando milhares de famílias.
Águas Lindas de Goiás depende de constantes investimentos em adutoras e redes reforçadas para ampliar a oferta de água e reduzir os impactos da seca. 
Fonte:Secom

sábado, 27 de setembro de 2025

Prefeitura realiza visita técnica à obra da Creche do Pérola 1

 O projeto é parte do programa do Governo Federal que em parceria com a prefeitura visa amplia a oferta infantil no município.


A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da gestão do prefeito Dr. Lucas Antonietti, realizou nesta quarta-feira 24/09, uma visita técnica à obra da Creche Municipal do Setor Pérola 1, que está sendo construída dentro do modelo Pró Infância Tipo 1. O projeto é parte do programa do Governo Federal que em parceria com a prefeitura visa amplia a oferta infantil no município.
A visita contou com a presença do prefeito Dr. Lucas Antonietti, do secretário municipal de Educação Fábio Campos, da secretária da Mulher Sueli Prado, do vice-presidente da Câmara Bira – o Homem do Povo, do superintendente de Comunicação James Farias e do responsável pela obra, Rodrigo.
A Creche Pró Infância Tipo 1 é projetada para atender até 376 crianças em dois turnos (manhã e tarde) ou 188 em período integral, oferecendo uma estrutura moderna, segura e de qualidade para o desenvolvimento infantil.

Durante a agenda, o prefeito destacou os avanços da gestão na área da educação e anunciou que, em outubro, mês em que a cidade completa 30 anos, serão entregues duas novas unidades, incluindo a creche do Barragem 6. Juntas, essas creches terão capacidade de atender mais de 200 crianças.
Desde o início da atual gestão, a administração municipal tem priorizado a conclusão de obras paralisadas. Já foram entregues três creches que estavam com as construções interrompidas e a meta é finalizar mais duas em outubro e a creche do Betel até janeiro, junto com uma nova escola.
Além das entregas no setor da educação, o prefeito também anunciou que, no próximo mês, será inaugurada a Casa da Mulher Brasileira, como mais um presente para a comunidade.


🌟 Educação, cuidado e futuro: Águas Lindas segue avançando!

Fonte: ASCOM

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Blitz educativa une SEMOB, PM Mirim e comunidade em Águas Lindas.

 Na manhã da última terça-feira, 23/09, a prefeitura sob comando do prefeito Dr. Lucas Antonietti, e a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMOB) comandada pelo secretário José Olívio Chaves, promoveu em parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás, uma blitz educativa especial.


A ação contou com a participação das crianças do projeto PM Mirim, que puderam vivenciar de perto a importância da conscientização no trânsito.

O secretário municipal José Olívio Chaves destacou que a iniciativa reforça o compromisso da SEMOB em aproximar a educação para o trânsito da comunidade, principalmente das novas gerações. A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Jacqueline Mendes, ressaltou a relevância de ensinar desde cedo os princípios de respeito e segurança nas vias.
Também participaram da ação a vice-prefeita Aleandra Sousa, o 3° Sargento Rezende, um dos coordenadores do PM Mirim, além da equipe da SEMOB, do Corpo de Bombeiros e demais parceiros. A atividade buscou sensibilizar motoristas e pedestres sobre atitudes seguras, contando com a energia e o entusiasmo das crianças como protagonistas da mobilização.

A blitz educativa faz parte de uma série de ações integradas que reforçam a parceria entre a administração municipal e as forças de segurança, unindo esforços para um trânsito mais humano, seguro e responsável em Águas Lindas.
O 3° SARGENTO RESSALTOU QUE:

| O PM Mirim visa conscientizar os
| nossos condutores, a ter o uso mais
| correto de nossas vias e assim
| preservar vidas


Oque é o PM MIRIM?

O "PM Mirim" refere-se ao Programa Policial Militar Mirim, uma iniciativa de várias Polícias Militares no Brasil, como as de Goiás, que tem como objetivo promover a formação cívica, disciplinar e cidadã de crianças e adolescentes por meio de atividades educativas e formativas, muitas vezes focando em jovens em situação de vulnerabilidade. O programa busca afastar os jovens da violência e das drogas, ensinando valores como respeito, ética e responsabilidade, para que se tornem multiplicadores de uma cultura de segurança e boa convivência social. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Programa Saúde Na Escola (PSE) Promove Projeto Sobre Saúde Bucal.

 Programa Saúde Na Escola (PSE) Promove Projeto Sobre Saúde Bucal.


A Prefeitura, sob gestão do prefeito Dr. Lucas Antonietti, através Secretaria Municipal de Saúde, comandada pelo secretário Peterson Saylon, promoveu junto às doutoras Érica e Regilene Rodrigues, integrantes da equipe da UBS Jardim Brasília 1, uma palestra especial sobre saúde bucal para os alunos da rede pública. A ação, promovida pela UBS Jardim Brasília 1 através da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o compromisso da gestão do prefeito Dr. Lucas Antonietti e do secretário de saúde Peterson Saylon com a promoção da qualidade de vida e a formação de hábitos saudáveis desde cedo.
A iniciativa fez parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que foi promovido pelas equipes da UBS Jardim Barragem 1 e da UBS Jardim Brasília 1. Entre os dias 22 e 25 de setembro, as instituições de ensino que receberam o programa foram: Colégio Estadual Maria do Carmo, Escola Municipal Rui Barbosa, Escola Municipal Juliana Eloy, Escola Municipal Érico de Souza, Escola Municipal Nilzon Periquito e Creche Mundo Encantado.
Durante esses dias, os estudantes participaram de palestras educativas com temas fundamentais, como: promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, situação vacinal, alimentação saudável, direitos sexuais, saúde mental e cuidados com a saúde bucal.

A coordenação das ações ficou sob a responsabilidade da enfermeira Flávia, com o apoio da Polícia Militar, representada pelo palestrante e Subtenente Weslei.

Essas atividades mostraram, na prática, a força da integração entre saúde e educação, levando informação, prevenção e cuidado diretamente às salas de aula, fortalecendo a cidadania e a qualidade de vida da população.
Fonte: ASCOM

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Mais de mil famílias recebem documento das casas a custo zero.

 O Goiás Social e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) alcançaram a marca de 1.022 escrituras de imóveis entregues dentro do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, conhecido como Casas a Custo Zero. 


O número foi atingido após os atendimentos realizados em Mairipotaba, que beneficiaram 30 famílias, e Gouvelândia, com outras 43.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que a política habitacional goiana é referência no Brasil e parte fundamental no combate à pobreza.

“Goiás é o único estado do país em que a casa é faixa zero, ou seja, sem custo algum para o beneficiário. Aquelas famílias que realmente precisam passam a ter acesso à casa própria sem pagar nada, nem mesmo a escritura”, afirma.

Documento de casas a custo zero

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressalta que a entrega das escrituras consolida o compromisso do Governo de Goiás com a política de moradia a custo zero.

“A escrituração de um imóvel é um processo complexo e caro, composto por muitas etapas e que envolve diferentes entes, como os cartórios. A Agehab toma todas as providências para que o documento chegue gratuitamente às mãos do beneficiário”, explica.

Baldy destaca que um estudo realizado nos cartórios estimou que cada família gastaria, em média, R$ 14.499,00 para escriturar seu imóvel — valor que inclui averbação da construção, lavratura da escritura, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) e demais custas cartorárias.

“Considerando este valor multiplicado pelas 1.022 primeiras escrituras entregues, o Governo de Goiás garantiu uma economia total de R$ 14,8 milhões para as famílias”, contabiliza.

Entre as beneficiárias está a aposentada Divina dos Santos, de 74 anos, moradora de Gouvelândia. Ela se inscreveu no programa com ajuda do neto e, mesmo ficando inicialmente no cadastro reserva, não perdeu a esperança de conquistar a casa própria.

“Estou feliz demais com a minha casa, graças a Deus, e agora mais ainda, com a escritura na mão”, comemora.

Agência Goiana de Habitação (Agehab) – Governo de Goiás


terça-feira, 23 de setembro de 2025

Nota Goiana e Time do Coração realizam sorteio de setembro nesta quinta-feira.

 A Secretaria da Economia promove, na próxima quinta-feira (25/09), às 10 horas, o sorteio de setembro do Programa Nota Fiscal Goiana e a 18ª edição do Time Goiano do Coração. Juntos, os prêmios somam R$ 1,2 milhão.


O evento será realizado na sala de reuniões do bloco A do Complexo Fazendário, em Goiânia, e terá divulgação dos resultados pelo site  www.goias.gov.br/nfgoiana.

Consumidores

Para os participantes cadastrados que pedem CPF na nota, serão R$ 200 mil divididos em 158 prêmios. O maior deles é de R$ 50 mil. Há também três de R$ 10 mil, quatro de R$ 5 mil, 50 de R$ 1 mil e 100 de R$ 500 (valores brutos).

Cada R$ 100 em compras dão direito a um bilhete. Nesta 106ª edição, foram gerados 4,4 milhões de bilhetes.

Time Goiano do Coração

Clubes da primeira divisão do Campeonato Goiano, indicados pelos torcedores no programa, receberão R$ 1 milhão. Esta será a primeira edição com novas regras, publicadas em julho para aumentar a competitividade entre os times.

O novo modelo prevê R$ 300 mil distribuídos proporcionalmente à média de bilhetes, outros R$ 300 mil com base nos cadastros válidos e R$ 240 mil igualmente entre todos os clubes. Além disso, haverá dois sorteios entre as equipes nesta quinta-feira (25/09): R$ 100 mil e R$ 60 mil.

A Nota Fiscal Goiana e o Time Goiano do Coração são iniciativas do Governo de Goiás que visam incentivar a emissão de notas fiscais no comércio varejista, contribuindo para que os tributos arrecadados sejam revertidos em melhorias nos serviços públicos.

Secretaria de Estado da Economia – Governo de Goiás

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Novo Programa Goiás + Inclusivo tem 6,5 mil beneficiários.

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado lançaram, nesta segunda-feira (22/9), o Goiás + Inclusivo. O programa destina R$ 500 mensais a 6.507 famílias que tenham crianças ou adolescentes com qualquer deficiência e estejam em situação de vulnerabilidade. 


“Governar é cuidar, é ter o sentimento de responsabilidade com as pessoas”, comentou Caiado durante o evento realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A ação contempla 100% dos solicitantes que atenderam aos critérios do CadÚnico. São pessoas espalhadas por 235 municípios. O Goiás + Inclusivo integra o Goiás Social, tido como a maior iniciativa de assistência social do Brasil.

“Chegamos a 90 programas sociais. É o Estado com o maior número de programas, que mais conseguiu tirar pessoas da pobreza e da extrema pobreza e dar a elas a emancipação, a dignidade de ganhar a vida pelo seu esforço, pelo seu trabalho”, disse Caiado.

Coordenadora do Goiás Social, Gracinha afirmou que o Goiás + Inclusivo tem como essência o senso de responsabilidade da atual gestão com quem precisa.

“O programa nasce para estender a mão. Atende famílias que enfrentam não apenas a dificuldade financeira, mas os desafios que uma deficiência exige em termos de cuidado, atenção e dedicação. Esse benefício representa apoio. É o reconhecimento do governo a essas mães e pais que cuidam”, frisou a primeira-dama.

Goiás + Inclusivo

A primeira parcela do benefício foi depositada na conta dos beneficiários na data de lançamento do programa. Nos demais meses, será todo dia 10. A dona de casa Letícia Gomes recebeu o cartão das mãos de Gracinha e contou como o recurso vai ajudar nos cuidados da filha de 13 anos, que tem deficiência auditiva.

“A Maria Eduarda é a segunda de trigêmeos prematuros. Lutou 41 dias na UTI para sobreviver, e teve essa perda auditiva. O dinheiro vai ajudar principalmente na compra e manutenção do aparelho que ela precisa usar”, explicou a mãe.

Direitos garantidos

O secretário de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos, frisou que “as pessoas com deficiência não pedem privilégios, mas oportunidades e direitos garantidos”, e é o que o programa oferece. “Esse auxílio simboliza cuidado, respeito e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade que têm deficiência”, completou.

O titular da pasta alertou para a importância de manter o CadÚnico atualizado, já que é o mecanismo utilizado para identificar e atender os cidadãos em suas necessidades.

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Maria Clara Carvalho, parabenizou o governo estadual pela iniciativa.

“Quando você tem um Estado que te acolhe, e te dá condições, você quer viver e fazer a vida das pessoas melhor. Nós estamos aqui nessa terra para promover e cuidar das pessoas. É ter um olhar diferenciado e poder amar e ver capacidade”, afirmou.

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e primeira-dama de Acreúna, Adriana Souza, disse que “inclusão não é favor, é direito.

“Quando o Estado chega a quem mais precisa, toda a sociedade avança”. “Nós precisamos do apoio do governo. Que esse seja mais um passo em nossa luta. Muito obrigado”, disse o ativista da Unicef, João Vitor Bittencourt, que tem síndrome de Down.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) será a responsável por organizar as entregas dos cartões conforme a agenda do Goiás Social, das secretarias de assistência social e prefeituras. Os beneficiários serão avisados por mensagens de WhatsApp ou SMS sobre o dia, horário e local para buscar os cartões.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

domingo, 21 de setembro de 2025

Nota Fiscal Goiana: termina nesta segunda-feira prazo para resgate de prêmios do sorteio de maio.

 Mais de 100 ganhadores dos sorteios de maio e junho do programa Nota Fiscal Goiana, do Governo de Goiás, podem perder o direito ao prêmio em dinheiro porque ainda não fizeram o pedido de resgate.


No total dos dois meses, R$ 84 mil podem ser resgatados por 113 vencedores.

Segundo o regulamento do programa, os contemplados têm 90 dias para requerer o prêmio após a publicação do resultado do sorteio do Diário Oficial do Estado.

Esse prazo acaba nesta segunda-feira (22/09) para os vencedores do sorteio nº 102, realizado em maio. Na próxima semana, em 29 de setembro, termina o período de resgate da edição nº 103, de junho.

Os dados bancários devem ser informados na área restrita do site www.goias.gov.br/nfgoiana.

Sorteios de julho e agosto

Além dos 113 vencedores de maio e junho, 139 consumidores também ainda podem resgatar R$ 128 mil premiados em julho (resgate até 29 de outubro) e agosto (prazo final em 5 de dezembro).

Os prêmios ainda não resgatados incluem R$ 10 mil, R$ 5 mil, R$ 1 mil e R$ 500,00 (valores brutos). Os recursos não utilizados para o pagamento dos prêmios expirados voltam para o Tesouro Estadual.

Como saber quem ganhou

A lista dos ganhadores de cada sorteio é divulgada todo mês no site oficial do programa  (goias.gov.br/nfgoiana/numero-dos-sorteios).

Participam os consumidores inscritos no programa que pedem CPF na nota em compras feitas no varejo goiano. Também é possível consultar se seu CPF foi sorteado diretamente em https://nfgoiana.economia.go.gov.br/nfg/cidadao/consultarGanhador.

Após cada sorteio, a Secretaria da Economia envia e-mails informando os consumidores sorteados, mas nenhum dado pessoal é solicitado por telefone, e-mail ou mensagem.

A dica é manter as informações atualizadas na área restrita do site www.goias.gov.br/nfgoiana e acompanhar os resultados mensais dos sorteios.

Serviço

Assunto: Resgate de prêmios do Programa Nota Fiscal Goiana

Prazos para resgate

  • Sorteio nº 102 (maio) – 22/9/2025
  • Sorteio nº 103 (junho) – 29/9/2025
  • Sorteio nº 104 (julho) – 29/10/2025
  • Sorteio nº 105 (agosto) – 5/12/2025

Consulta de ganhadores e Resgate de prêmios

Realizar login na área restrita do site  www.goias.gov.br/nfgoiana e informar dados bancários em “Premiação”.

Secretaria de Economia – Governo de Goiás

sábado, 20 de setembro de 2025

Hugol promove dia de serviços de saúde gratuitos à população.

 O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza neste sábado (20/09), das 9 às 15 horas, mais uma edição do Hugol na Comunidade


A ação será realizada no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Ayrton Senna, no Jardim Curitiba, região Noroeste de Goiânia, com expectativa de realizar mais de 4 mil atendimentos.

A intenção do projeto é reforçar a integração entre o hospital e a população da região Noroeste de Goiânia, ampliando o acesso a serviços essenciais de saúde, cidadania, lazer e bem-estar. Serão oferecidos gratuitamente orientações médicas especializadas, exames cardiológicos (eletrocardiograma), vacinação contra a gripe, teste de glicemia, orientações nutricionais, dicas de primeiros socorros e orientação para doação de sangue.

Hugol na Comunidade – outros serviços

A ação também irá disponibilizar serviços de cidadania, com emissão de documentos em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (2ª via do RG, passe livre para pessoas com deficiência, carteira do autista e passaporte do idoso), além de corte de cabelo e barba (em parceria com o Senac Goiás). Para as crianças, haverá espaço recreativo com brinquedos, pipoca e algodão-doce. O público ainda poderá receber kits de higiene bucal e se cadastrar para oportunidades de emprego.

“Levar o Hugol para dentro da comunidade é reafirmar o nosso papel como hospital 100% SUS [Sistema Único de Saúde], próximo das pessoas e atento às suas necessidades. Este é um dia para facilitar o acesso a serviços, orientar sobre prevenção e fortalecer laços com quem é a razão do nosso trabalho”, afirma o diretor-geral do Hugol, Wermerson Rodrigues.

O projeto também mobiliza o voluntariado. Os recursos são viabilizados com o apoio de empresas e pessoas e a execução conta com acadêmicos de cursos da área da saúde e colaboradores do Hugol, que doam tempo e conhecimento para oferecer um dia de cuidado à população. A iniciativa funciona ainda como campo de prática para estudantes, fortalecendo competências em saúde pública.

Serviço

Assunto: Hugol promove dia de serviços de saúde gratuitos à população
Quando: sábado (20/09), das 9h às 15h
Onde: Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Ayrton Senna, Jardim Curitiba
Público-alvo: Comunidade da região Noroeste de Goiânia

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Goiás tem superávit de R$ 5,5 bilhões na balança comercial.

 Goiás registra superávit de US$ 5,5 bilhões na balança comercial, no período de janeiro a agosto de 2025. O resultado representa um aumento de 8% em comparação com o mesmo período em 2024, e reflete exportações no valor de US$ 9 bilhões, posicionando o estado como o oitavo maior exportador do Brasil ao longo do ano.


As importações somaram US$ 3,5 bilhões, resultando na décima primeira posição como estado que mais realiza importações a nível nacional. Os dados são da Superintendência de Comércio Exterior e Atração de Investimentos Internacionais, divulgados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).

“Goiás segue competitivo no mercado internacional, e estamos trabalhando para ampliar ainda mais a presença goiana no comércio exterior ao focar abertura de novos mercados para os nossos produtos”, ressalta o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Apenas no mês de agosto de 2025, a balança comercial teve saldo positivo de US$ 637 milhões, apresentando valores de exportação de US$ 1 bilhão e de importação de US$ 405 milhões, uma variação positiva de 48,80% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Balança comercial

Contabilizando os oito primeiros meses do ano, o complexo soja liderou a pauta exportadora, representando 54,42% das vendas externas do estado, seguido pelas exportações de carnes (18,15%), ferroligas (6,17%), açúcar (4,27%) e complexo milho (4,24%).

Entre os municípios goianos, Rio Verde permanece em destaque como a principal cidade exportadora do estado, representando 27,59% das exportações goianas de janeiro a agosto de 2025. Na sequência aparecem Jataí (7,8%), Mozarlândia (4,52%), Palmeiras de Goiás (4,02%) e Alto Horizonte (3,19%).

As exportações de Goiás em 2025 tiveram como principal destino a China, que segue como o maior parceiro comercial do estado, concentrando 48,51% do total exportado. O país asiático também é a principal origem das importações goianas, concentradas em Anápolis (39,15%), representando 23,39% do valor integral.

Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Hemocentro de Goiás realiza primeira transfusão inédita de sangue raro.

 O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, realizou nesta terça-feira (16/09), a primeira transfusão de sangue de um tipo sanguíneo raro.


O concentrado de hemácias anti-U ajudará no tratamento de um homem de 45 anos, com diagnóstico de anemia falciforme, que é atendido pelo banco de sangue goiano.

A transfusão foi possível graças a uma mobilização nacional que envolve toda a rede de hemocentros do país. A partir do momento em que a unidade goiana identificou a necessidade da transfusão, foi feita uma solicitação à Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, por meio do Cadastro Nacional de Sangue Raro.

A rede nacional foi acionada e localizou um doador do mesmo tipo sanguíneo em São Paulo. Ele realizou a doação na última quinta-feira (11/09) e as bolsas estão sendo trazidas para Goiânia, em uma operação logística organizada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Cadastro Nacional de Sangue Raro (CNSR), apenas 16 pessoas no Brasil possuem esse fenótipo sanguíneo.

O antígeno U, ausente em indivíduos com este perfil raro, está presente em quase 100% dos caucasianos e em 99% das pessoas negras. Sua falta pode provocar a formação de anticorpos anti-U, tornando indispensável a compatibilidade total entre doador e receptor. A transfusão incorreta, com sangue U-positivo, pode levar a uma reação hemolítica grave.

Compatibilidade

O Hemocentro de Goiás mantém um banco de doadores fenotipados e conta atualmente com cinco cadastrados de outros tipos sanguíneos raros, como Kpb negativo e Cellano negativo. Esses voluntários podem ser acionados pelo Ministério da Saúde para apoiar bancos de sangue de todo o país em situações emergenciais.

O Hemocentro de Goiás é um dos poucos do Brasil que contam com um programa de fenotipagem de doadores de sangue. A iniciativa é responsável por classificar doadores com características sanguíneas especiais e permite uma abordagem mais avançada na busca por compatibilidade transfusional.

A iniciativa reforça a importância da identificação e do cadastro de doadores raros no sistema nacional, garantindo segurança transfusional a pacientes em condições críticas.

Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Escolas do Futuro fortalecem saúde mental e criatividade.

O Projeto Levemente vem transformando o cotidiano das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) com uma proposta inovadora de cuidado integral à comunidade escolar. 


O programa completou dois anos em setembro, mês em que a saúde mental ganha foco, tendo realizado mais de 1,8 mil atendimentos psicológicos individuais nas seis unidades das EFGs.

Foram 970 atendimentos em 2024, e outros 909 apenas no primeiro semestre deste ano, além de 237 horas de atividades coletivas, entre palestras, oficinas, cine-debates e grupos de reflexão.

Escolas do Futuro

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), e conta com a colaboração internacional da professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard (EUA), no desenvolvimento da metodologia de trabalho.

A equipe do Levemente conta com 12 profissionais, sendo nove psicólogos, um psicopedagogo e dois estagiários de psicologia. As atividades incluem oficinas de Comunicação Não Violenta, rodas de conversa, psicoterapia, oficinas criativas, grupos psicoeducativos, Cine Pipoca e Clube de Leitura.

“Dentro das Escolas do Futuro, o nosso objetivo é promover o desenvolvimento emocional dos alunos e prevenir comportamentos extremos. A metodologia do Levemente possibilita que eles exercitem a análise crítica e criativa de textos, além de aprenderem a reconhecer e respeitar as diferenças. O programa é inovador porque une criatividade, habilidades socioemocionais e o ambiente acadêmico”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

A coordenadora do Levemente nas EFGs, Marilúcia Lago, explica que o programa atua em três eixos principais: formação continuada de educadores, com metodologias voltadas para a criação de ambientes de proteção; atenção à comunidade estudantil, com ações permanentes de prevenção de riscos e promoção da saúde; e trabalho educativo com as famílias, fortalecendo vínculos com a escola.

Segundo a coordenadora, a maioria das demandas está relacionada a questões comuns da adolescência, como autoestima, sexualidade, escolha da profissão e relações familiares, mas também envolve casos de maior gravidade, como ansiedade, automutilação e ideação suicida.

O atendimento é feito por psicólogos em caráter breve, com planos terapêuticos de até 12 sessões e, quando necessário, há encaminhamentos à rede de saúde mental. Outro dado que chama a atenção é que 90% das demandas por atendimento são espontâneas, ou seja, o próprio estudante busca o Levemente.

“Leve de verdade”

A aluna Ana Cristina vê o programa como responsável por dar mais vida à escola. “A minha experiência aqui com o Levemente faz jus ao nome, pois a gente fica leve de verdade. Trouxe mais vida para a escola. A gente vê a diferença em nós mesmos e em nossos colegas que fazem parte do projeto. É algo libertador”, ressalta.

Entre as várias atividades desenvolvidas dentro do programa, a estudante Isadora Araújo destaca o Cine Pipoca/Debate, no qual os alunos são convidados a assistir e interpretar os filmes sob a ótica psicossocial, analisando as relações e a sociedade.

“Durante a semana, são passados vários filmes que me ajudam a entender um pouco sobre o meu sentimento e como funciona a sociedade. São feitas perguntas que ajudam a entender aqueles filmes, compreender sobre como é viver numa sociedade, como são os sentimentos, como me controlar”, explica.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Saúde lança campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio.

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lança, nesta terça-feira (05/09), a campanha Setembro Amarelo para alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, valorização da vida e promoção da saúde mental. 


A ação tem como slogan “Se precisar, peça ajuda”, com o objetivo de quebrar tabus e reduzir estigmas, estimulando o diálogo e encorajando pessoas a buscarem ou oferecerem ajuda.

O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e as atividades em alusão à data, como distribuição de material educativo e capacitação de profissionais, serão realizadas até 26 de setembro, pela Gerência de Saúde Mental da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES.

Segundo a gerente de Saúde Mental da SES, Nathália Santos, todos devem atuar na conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.

“É fundamental falarmos sobre essa problemática para desconstruir estigmas relacionados ao cuidado em saúde mental, para que pessoas em momentos difíceis busquem ajuda, além de propor estratégias de cuidado e promoção do bem-viver”, afirmou.

Sinais de alerta

Ela alerta que alguns sinais podem ser percebidos como: isolamento e distanciamento da família e amigos; oscilações drásticas no humor; abandono do autocuidado; falas que remetem à falta de sentido da vida; comentários que sugerem despedidas ou organização de bens e testamento; fadiga, falta de energia e dificuldades cognitivas; aumento no uso de álcool, drogas ou outros comportamentos autodestrutivos.

Outros indicadores que merecem atenção e encaminhamento para um profissional de saúde também são observados em contextos digitais, entre eles conteúdos negativos nas redes sociais, como postagens sobre morte, desesperança ou participação em grupos que incentivam pensamentos suicidas.

Atendimento

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Sistema Único de Saúde (SUS) e são uma das principais portas de entrada para atendimento qualificado em saúde mental. Essas unidades possuem porta aberta, ou seja, não há necessidade de agendamento prévio para o primeiro acolhimento.

Além dos Caps, os pontos de atendimento incluem Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Pronto Atendimento (UPA). Os interessados podem contar também com a escuta emergencial dos profissionais do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188, com ligação gratuita. Em caso de risco iminente, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar devem ser acionados pelos telefones 193 ou 190.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Economia regulamenta emissão de nota fiscal vinculada a pagamentos eletrônicos.

A Secretaria da Economia publicou, nesta quinta-feira (04/09), a Instrução Normativa nº 1608/25, que torna obrigatória a vinculação das transações feitas por meio de pagamento eletrônico à emissão de nota fiscal correspondente nas operações sujeitas ao ICMS. 


A medida representa avanço na modernização das obrigações acessórias e traz benefícios também aos contribuintes, ao facilitar o controle dos recursos recebidos e reduzir o risco de fraudes. Estão dispensados da regra os contribuintes enquadrados como Microempreendedores Individuais (MEIs).

A exigência entra em vigor em 1º de novembro de 2025, de forma escalonada.

Na primeira etapa, será aplicada a supermercados, hipermercados, postos de combustíveis e farmácias com faturamento superior a R$ 4,8 milhões em 2024. A maioria desses estabelecimentos já utiliza sistemas integrados, o que deve tornar a adaptação mais simples.

Calendário

A obrigatoriedade se estenderá gradualmente, conforme o faturamento anual:

  • 1º de novembro de 2025 – supermercados, hipermercados, postos de combustíveis e farmácias com faturamento acima de R$ 4,8 milhões;
  • 1º de fevereiro de 2026 – demais atividades com faturamento acima de R$ 4,8 milhões;
  • 1º de maio de 2026 – empresas com receita entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões;
  • 1º de agosto de 2026 – empresas com receita de até R$ 360 mil.

Em todos os casos, o ano de referência para o faturamento é 2024. Para contribuintes que iniciaram atividades a partir de 2025, o prazo de adequação será o da última faixa (1º de agosto de 2026).

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Aplicativo do Ipasgo Saúde ganha recurso para acompanhar solicitações em tempo real.

Beneficiários do Ipasgo Saúde passam a contar com uma nova funcionalidade no aplicativo do plano. A atualização foi lançada nesta semana, permitindo o acompanhamento em tempo real da liberação de exames, consultas e procedimentos, sem a necessidade de ligar para a central de atendimento ou se deslocar até os locais credenciados. 


O recurso está disponível em “Consulta Autorizações”, onde o beneficiário pode verificar pedidos feitos por ele ou diretamente pelo médico responsável. Entre as informações acessíveis estão nome do prestador, número e tipo da guia, senha, data de lançamento e situação da solicitação, que pode aparecer como pendente, negada ou autorizada.

Segundo o presidente do Ipasgo Saúde, Bruno D’Abadia, a novidade deve reduzir a demanda de ligações para a Central de Atendimento ao Beneficiário.

“Hoje, a maioria das chamadas que recebemos é para saber se o pedido foi autorizado. Com essa atualização, o beneficiário terá a resposta direto no celular ou no portal, sem precisar ligar”, afirmou.

Para utilizar a nova funcionalidade, é necessário atualizar o aplicativo nas lojas virtuais Android e IOS. O acesso também pode ser feito pelo Portal do Beneficiário, onde a função já está disponível.

O novo aplicativo reúne outras funções, como consulta à rede credenciada, telemedicina e agenda online, mas a novidade é considerada prioritária por resolver uma das principais dúvidas dos beneficiários e contribuir para a redução da sobrecarga nos canais de atendimento.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Goiás Social oferece curso gratuito de inclusão digital para idosos.

 O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu 600 vagas para o curso gratuito de inclusão digital destinado a pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.


As inscrições para o programa Cidadão Tech 60+ podem ser feitas até 15 de setembro, pelo link abre.go.gov.br/cidadaotech60  ou presencialmente nas 15 cidades que receberão o curso. A lista dos endereços pode ser acessada pelo site goias.gov.br/inovaçao e dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp, no número (61) 3559-1111.

As novas vagas do curso são oferecidas em:

  • Abadia de Goiás, Água Fria de Goiás;
  • Aragoiânia;
  • Campos Belos;
  • Colinas do Sul;
  • Goiânia;
  • Hidrolândia;
  • Itumbiara;
  • Monte Alegre de Goiás;
  • Piracanjuba;
  • Pontalina;
  • Porteirão;
  • Rubiataba;
  • Santa Rita do Novo Destino;
  • Trindade.

São 40 vagas para cada cidade, com aulas começando a partir do dia 15 de setembro.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Goiás com a inclusão digital e com a construção de um futuro mais justo, em que todos tenham acesso às tecnologias, independentemente da idade.

Segundo ela, a ação representa um passo importante para a cidadania digital e para a autonomia da população idosa. “Sabemos que a inclusão digital é uma questão de justiça social. Este programa é a prova viva de que nunca é tarde para aprender, para crescer e para fazer parte do futuro que estamos construindo juntos para o nosso estado”.

“Idosos estão entre as pessoas mais afetadas pela dificuldade em acessar serviços públicos que são totalmente digitais ou híbridos, além de estarem entre as principais vítimas de golpes digitais. Em Goiás, provamos que a tecnologia é para todos e, com o curso, capacitamos essa parcela da população a usá-la da melhor maneira possível”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

O curso tem 60 horas de carga horária, em que os alunos aprendem a manusear aplicativos bancários, de transporte, de localização; conteúdos sobre questões de segurança na rede e como se proteger de golpes na internet, além do uso seguro das redes sociais, evitando, por exemplo, fake news.

Alcance

Desde seu início, em 2024, o programa Cidadão Tech 60+ já formou mais de 300 idosos, tornando a inclusão digital uma realidade para esta faixa etária.

“Antes do curso eu usava o celular só para receber e fazer ligação para minhas meninas. Não sabia mexer em WhatsApp, Facebook, nada. Hoje já consigo mandar fotos, falar com minhas filhas que moram fora e até trocar mensagens com os colegas que conheci aqui. Foi uma experiência que valeu muito à pena porque, além de aprender, fiz amizades e me sinto mais conectada. Espero que venham outros cursos como esse, porque é muito importante para nós idosos”, afirma Maria Francisca de Avelar, de 74 anos, que concluiu o curso no ano passado.