sexta-feira, 12 de maio de 2023

Goiás é o quarto maior gerador de empregos do país em abril.

 Número é resultado da diferença entre contratações e demissões; Goiás lidera geração de empregos nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste do país.



Goiás encerrou o mês de abril deste ano: é o quarto maior gerador de empregos do país em abril, com saldo positivo de 11.925 postos de trabalho formais com carteira assinada. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (31/05) pelo  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e da Previdência.

Os números colocam o estado na primeira posição do ranking de geração de empregos na região Centro-Oeste do país e são resultado da diferença entre 77.780 admissões e 65.855 desligamentos.

Além de liderar no Centro-Oeste, Goiás ocupa a quarta posição no ranking de estados com a maior geração de empregos formais no mês de abril, ficando atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Gerador de empregos

O saldo foi positivo nos quatro primeiros meses deste ano, e demonstra a importância de setores como serviços e indústria para a economia. Somente o primeiro que engloba, por exemplo, administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana, informática e atividades financeiras e imobiliárias, gerou 3.844 vagas de trabalho formais em abril de 2023.

Em segundo lugar, a indústria foi responsável por 2.841 oportunidades. Na sequência estão construção, com 2.531 vagas; agropecuária, com 2.317; e comércio, com 392 vagas.

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços  (SIC), Joel Sant’Anna, reforça o crescimento nos quatro primeiros meses de 2023 e a posição de destaque ocupada por Goiás. Além de liderarmos no Centro-Oeste, temos a melhor colocação entre os estados do Norte, Nordeste e Sul.

O Governo tem várias ações com foco nas pequenas e micro e pequenas empresas, além do Programa Cinturão da Moda, que gera emprego e renda em Goiânia e no interior do estado”, enfatiza.

Cenário nacional

O Brasil abriu 180 mil postos formais de trabalho em abril, de acordo com o Caged. Conforme o levantamento, os estados que mais geraram vagas de empregos com carteira assinada no país, em abril deste ano, foram, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sic) – Governo de Goiás

Secretaria de Comunicação de Águas Lindas estabelece Diretrizes para cadastro de veículos de comunicação.

Novas regras visam padronizar e regularizar mídias impressas, digitais, blogs, sites e radiodifusão no município.



A Prefeitura Municipal de Águas Lindas, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, anunciou nesta sexta-feira(12), a publicação de uma portaria que estabelece Diretrizes para a padronização e regularização dos cadastros dos veículos de comunicação no município.

O Manual de Diretrizes, aprovado na forma do Anexo da portaria, dispõe sobre a padronização e regulamentação dos veículos de comunicação impressa, digitais, blogs, sites e radiodifusão. O documento estabelece um conjunto de diretrizes, padrões e modelos a serem aplicados pelos profissionais de comunicação em seus veículos, visando garantir a qualidade e a transparência das informações veiculadas.

Segundo a portaria, os veículos de comunicação deverão se recadastrar, apresentando os documentos previstos no Anexo. O recadastramento poderá ser feito por meio de cópia simples dos documentos, porém, em caso de dúvida sobre a autenticidade, a Secretaria de Comunicação poderá solicitar a apresentação do documento original ou de cópia autenticada.

Uma novidade trazida pela portaria é que, a partir de sua publicação, apenas os websites cadastrados poderão ser parceiros nas campanhas de publicidade do Município de Águas Lindas de Goiás. Isso visa garantir a idoneidade e a qualidade dos veículos de comunicação envolvidos nessas campanhas.

O Secretário Municipal de Comunicação, Marcos Alexandre, destacou a importância da nova proposta de padronização das mídias digitais e veículos de comunicação.

“A implementação dessas Diretrizes para padronização e regularização dos cadastros dos veículos de comunicação é um passo importante para promover uma administração pública transparente e moderna. Com esse conjunto de diretrizes, buscamos garantir a qualidade das informações veiculadas e oferecer uma comunicação mais eficiente e confiável. Estamos comprometidos em fortalecer a relação entre o poder público e a imprensa, visando uma gestão participativa e transparente para atender as demandas da população”, disse Marcos Alexandre. 

Prazos para regularização 

Os veículos de comunicação cadastrados têm até 60 dias, a partir da publicação da portaria, para encaminhar os dados atualizados, juntamente com a documentação comprobatória necessária. Não será exigida a prova de fatos já comprovados anteriormente por meio da apresentação de outro documento válido.

A portaria já está em vigor desde sua publicação no dia 12 de maio de 2023. Acesse aqui os documentos necessários para o cadastramento das mídias digitais, blogs e sites

Esses documentos são indispensáveis para que os veículos de comunicação possam se cadastrar de acordo com as diretrizes estabelecidas pela portaria, garantindo a regularização e a padronização das mídias no município de Águas Lindas de Goiás.

A medida visa fortalecer a comunicação no município e garantir a transparência e a qualidade das informações veiculadas pelos veículos de comunicação, contribuindo para uma gestão mais eficiente e próxima dos cidadãos.

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Foto: Beto Castanheiro