quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Unidades ISAC em Águas Lindas promovem ações relacionadas à segurança do paciente.

  A iniciativa fez parte da 1ª Semana Integrada de Segurança do Paciente ISAC.




 

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia e o Hospital Bom Jesus, unidades administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Águas Lindas de Goiás, promoveram uma série de atividades com foco na prestação de uma assistência segura.

 

As ações fizeram parte da 1ª Semana Integrada de Segurança do Paciente ISAC, realizada nas unidades gerenciadas pelo Instituto nos estados de Goiás, Alagoas, Bahia, Pará, Paraná e Tocantins.

 

O objetivo da programação foi fortalecer a cultura da assistência segura e reforçar a importância de cada profissional em sua área de atuação para garantir um acolhimento seguro aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

 

“Para garantir uma assistência segura para o paciente é necessário que haja engajamento dos colaboradores de todos os setores da unidade. Promovemos uma série de atividades para que os profissionais possam ter esse olhar humanizado ainda mais apurado para assegurar um acolhimento seguro e de qualidade”, explicou Wallace Vasconcelos, coordenador de Qualidade das unidades ISAC em Águas Lindas.

 

Engajamento

 

Para promover maior interação entre os colaboradores que participaram da ação foram feitos jogos como o PitStop do Saber, com perguntas e respostas sobre assuntos relacionados à segurança do paciente, bem como varais com incentivo à atitude segura.

 

“Gostei bastante porque pudemos abordar um assunto que é de suma importância na rotina da unidade, de forma leve e bastante interativa. Esse formato auxilia a consolidar ainda mais os fluxos e protocolos que devem ser aplicados para um atendimento seguro”, explicou Flávia Ferreira, técnica de Enfermagem da UPA Mansões Odisséia.

 

Atualização


As ações referentes à segurança do paciente nas unidades ISAC em Águas Lindas de Goiás seguem um modelo de governança assistencial que possui protocolos e fluxos bem definidos. A organização da operacionalização dos atendimentos visa mitigar os riscos, bem como garantir a qualidade da assistência e segurança dos pacientes de forma a ampliar o sucesso do tratamento.

 

Para Hisys Correa Santos, coordenadora assistencial do Hospital Bom Jesus, a atualização permanente dos profissionais é fundamental na manutenção da excelência dos atendimentos.




“A capacitação constante das equipes traz como resultado um acolhimento cada vez melhor e seguro para os pacientes. Também fortalece entre os colaboradores a cultura organizacional da prestação de um atendimento humanizado e de qualidade. E quem ganha com isso são os pacientes atendidos em nossas unidades”, disse.

 

“A segurança do paciente é um pilar muito importante dentro da nossa assistência. Ter a oportunidade de participar de um evento sobre o tema fortalece ainda mais esse aspecto dentro da unidade”, pontuou Leomar Barbosa da Silva, enfermeiro da UPA Mansões Odisséia.

 

O Hospital Bom Jesus e a UPA Mansões Odisséia são unidades públicas de saúde custeadas pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e gerenciadas pelo ISAC..


quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Ipasgo libera atendimento integral a usuários.

 Anúncio ocorre após reunião do novo presidente do instituto, Ismael Alexandrino, com membros do Conselho Deliberativo (CDI). Medida cumpre determinação do governador Ronaldo Caiado, que nomeou força-tarefa para auditar faturas apresentadas pela rede credenciada e garantiu não haver corte de exame ou tratamentos. “O usuário estará no centro de nossas atenções para que seja atendido com qualidade”, afirma Ismael.



Após a troca da presidência do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) pelo governador Ronaldo Caiado, o novo titular da autarquia, Ismael Alexandrino, convocou reunião, nesta quarta-feira (22/09), e junto com o Conselho Deliberativo do órgão (CDI), anunciou a liberação dos procedimentos, cirurgias eletivas, exames e consultas.

A medida ocorre após Caiado determinar auditoria em todas as faturas apresentadas pela rede credenciada, mas ao mesmo tempo garantir aos usuários do plano a continuidade integral dos atendimentos. “Quero tranquilizar todos os usuários do Ipasgo. Não terá nenhum corte de exame, procedimento ou tratamento, de maneira alguma”, disse o chefe do Executivo Estadual durante coletiva à imprensa, na última segunda-feira (20/09)

A nova gestão tem como foco buscar a excelência na assistência em saúde e eficiência na gestão. “O usuário estará no centro de nossas atenções para que seja atendido com qualidade. Além disso, buscamos o equilíbrio econômico-financeiro para todos os envolvidos: beneficiários, prestadores e o próprio Instituto”, assegurou Ismael Alexandrino. “Agora, os atendimentos seguirão a rotina anterior à implantação dessa medida. Nossa orientação é que os agendamentos ocorram como antes do anúncio de corte”, completou.

Fiscalização 
A auditoria nas contas do Ipasgo foi determinada pelo governador Ronaldo Caiado após os gastos previstos com a rede credenciada em 2021 estimarem um aumento de 29,8% em relação a 2020, com custo de pouco mais de R$ 1,7 bilhão. “Não podemos deixar acontecer uma elevação dessa sem que isso seja explicado", assevera o governador. 

A intenção é que a força-tarefa à frente do Ipasgo faça uma auditoria completa das faturas apresentadas e dessa forma o instituto consiga uma redução nos gastos entre 15% e 20%.  O que manteria o orçamento da autarquia para 2021 ficar no que é previsto, em cerca de R$ 1,5 bilhão. 

Além de Ismael Alexandrino, que está acumulando o cargo de presidente do Ipasgo e secretário de Estado da Saúde, também integram a força-tarefa os titulares da Secretaria de Segurança Pública, Rodney Miranda; Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; e da Controladoria-Geral do Estado, Henrique Ziller.

Foto: Ipasgo

Legenda: 
O novo presidente do Ipasgo, Ismael Alexandrino, durante reunião com o Conselho Deliberativo do órgão (CDI), que determinou a liberação de procedimentos, cirurgias eletivas, exames e consultas: nova gestão visa buscar a excelência na assistência em saúde e a eficiência na gestão 

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Caiado anuncia promoção de 3.130 praças da Polícia Militar, a maior na história da corporação.

 Medida preenche todas vagas disponíveis. “É o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, afirma governador. Previsão é de também realizar, em breve, promoções para Polícias Técnico-Científica e Penal.



O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta terça-feira (21/09), a promoção de 3.130 praças da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). A novidade foi divulgada, por ele, em redes sociais. O chefe do Executivo estadual se reuniu durante a manhã com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e o comandante-geral da corporação, Coronel Renato Brum dos Santos, para assinar e autorizar as promoções. 

Caiado lembrou que esta é a maior promoção já realizada na história da PM-GO. “Nós estamos com o número de 3.130 praças promovidos. Primeira vez que nós estamos preenchendo todas as vagas”, destacou. 

A promoção faz parte dos compromissos firmados pela atual gestão do Governo de Goiás, de viabilizar maior valorização das forças de segurança. “Esse é o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, completou. 

O governador havia anunciado “o maior número de promoções e de qualificação” dos policiais goianos, já no final de julho deste ano. Na ocasião, ele lembrou a necessidade de realizar novos concursos para a Polícia Militar e assegurou que o Estado conseguirá promover um novo certame após liberação por parte do Tesouro Nacional. “Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”, disse, à época. 

Os promovidos
Integram o quadro de praças da PM-GO os soldados, cabos, 3º, 2º e 1º sargentos, além dos subtenentes. A promoção deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. A previsão, de acordo com Caiado, é de também realizar, em breve, promoções para as Polícias Técnico-Científica e Penal. “Fazemos justiça àqueles que promovem a segurança pública em nosso Estado de Goiás”, concluiu.

Imagem: reprodução

Legenda:
O governador Ronaldo Caiado, ao lado do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e do comandante-geral da PM-GO, coronel Renato Brum, anuncia promoção de 3.130 policiais militares: “Pela primeira vez, estamos preenchendo todas as vagas”

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

PROCON Águas Lindas.

 


Nesse mês de setembro, o Procon de Águas Lindas vem realizando diversas ações na cidade, dentre elas a fiscalização de preços dos combustíveis na nossa cidade.
A diretoria do PROCON ressalta a importância da participação da população em denúncias de abusos de preços e materiais fora da validade.
Atendimento ao consumidor:
(61) 3616-1133 / 3616-3739
@proconaguaslindas

domingo, 19 de setembro de 2021

É AMANHÃ (20), VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 15 AOS 17 ANOS


 

✅ PONTO DE VACINAÇÃO EXCLUSIVO:
🏣 QUADRA 42 - CONJ. B - LOTE 14 - SETOR 02 - MARGINAL BR 070
(SEDE DA NOVA VIGILÂNCIA EM SAÚDE)
⏱️FUNCIONAMENTO:
TODOS OS DIAS - DAS 9H ÀS 18H
♿ TAMBÉM SERÃO CONTEMPLADOS:
• Adolescentes com deficiência permanente e comorbidades.
• Adolescentes em medidas socioeducativas.
DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO:
• Laudo médico que indique a deficiência;
• Cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência;
• Documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;
• Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.
• Qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

sábado, 18 de setembro de 2021

Semana Nacional do Trânsito.

 No dia 18 de setembro inicia-se a Semana Nacional do Trânsito. A Prefeitura de Águas Lindas juntamente com a Secretaria Municipal de trânsito e mobilidade urbana fará uma campanha de conscientização, a partir das 17 horas na Avenida JK Jardim Brasília.



𝑺𝒆𝒎𝒂𝒏𝒂 𝑵𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒐 𝑻𝒓𝒂̂𝒏𝒔𝒊𝒕𝒐
No trânsito sua responsabilidade salva vidas!
Semana Nacional do trânsito 18 a 25 de Setembro.





Nós estamos sempre unidas por uma boa causa, faça também a sua parte!

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL GRUPAMENTO TÁTICO OPERACIONAL . PMDF localiza fábrica de adulteração de veículos e recupera três carros.

O Grupo Tático Operacional (Gtop 28) localizou uma fábrica de clonagem de veículos em Samambaia, às 20h desta quinta-feira (16).



Os policiais abordaram em Ceilândia um veículo VW FOX com características de adulteração. Questionado o condutor sobre a procedência do carro, ele informou o endereço que havia comprado.

A equipe foi ao endereço e encontrou um homem com um Toyota Corolla, também clonado. Este homem confessou que trabalhava com uma associação criminosa fabricando veículos clonados para vender em outros Estados. E forneceu o endereço na Samambaia que seria a fábrica.

Os militares foram ao endereço e se depararam com uma casa com diversas etiquetas e placas, além de uma um Fiat Fiorino clonado.

Os três veículos e os dois homens foram levados à 15ª Delegacia de Polícia.

Fonte: PMDF

Águas Lindas cada vez mais imersa na cultura nacional.

 No dia 17 de setembro passado, tomou posse no Fórum do Tribunal de Justiça da cidade, a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Academia Aguaslindense de Letras - ALETRAS.



Como já é de praxe a Academia tem seus objetivos voltados para a cultura municipal e para tanto realizou e realiza projetos sócio/culturais direcionados ao público aguaslindense em especial aos idosos, jovens e crianças. Agora com uma nova diretoria para o biênio 2021/2023 sob o lema "LITTERAE UNIVERSALIS" ou seja "CONHECIMENTO UNIVERSAL", cujo Presidente Carlos Leopoldo de Saint Just, e sua diretoria composta por seu Vice-Presidente Jorge Luiz Teixeira Silva o " Jorge Montanha", o Secretário Rômulo, 2º Secretário Filemon Félix, Tesoureiro Flávio Pikana, 2º Tesoureiro João Erismá, Relações Públicas Luh Veiga, Marketing e Publicidade Júnior Marques, Secretária Executiva Divanir de Castro; Conselho Fiscal: Presidente Antônio Vanderley; Secretário André Rocha; Suplentes: 1ª Márcia Gomes; 2º José Genivaldo; Departamento Social: Dérik Reis e Patrimônio Fabiano Maia e demais Acadêmicos escritores, escritoras poetas e poetisas , músicos,
todos membros dinâmicos e diretamente envolvidos nos projetos sócio/culturais da instituição, sempre empenhada em trazer o desenvolvimento cultural para nossa cidade.


Para tanto já está em pleno desenvolvimento o projeto para realização da 2ª Semana Cultural Darcy Ribeiro Aletras - 2021 a ser executada a partir do dia 25 a 31 de outubro de 2021 e terá em sua programação Saraus Poéticos e Musicais, contações de Histórias, Palestras Culturais, Palestras sobre Saúde, rodas de bate-papos literários, e prevenção dentre outros. Cabe salientar que ALETRAS conta com o apoio da Prefeitura Municipal nas pessoas do Prefeito Lucas Antonietti e seu secretariado, mais especificamente o secretário de Administração Geral Prof . Silvério Corrêa, o vereador e Secretário de Esportes e Lazer, Prof. Ulisses, o Secretário de Cultura Denildson, o Secretário de Comunicação Marcos Alexandre e o Secretário de Educação Evandro da Educação. Conta também com as parcerias do Colégio CETEP através do seu diretor o também prof. Evandro do CETEP, do Colégio CES- Centro Educacional Sucesso, do Instituto Pró-Bairro Brasil, do Odisseia Futebol Clube e da ATAS – Associação dos Trabalhadores na Saúde. Nesta cerimônia foram empossados ainda a Acadêmica Titular da Cadeira 2 – Patronesse Rachel de Queiroz, a escritora Nilva de Souza, os beneméritos Paulo César Santana, Renato Trindade, Mara Amorim, Clesia Oliveira, Ivonete Ibiapina, Josicélia Ramos, e os Honorários Ulisses Leal, Silvério Corrêa, Francisco Bezerra Marrocos, Denildson Soares e o Presidente de Honra da instituição o escritor decano Pedro Gomes da Silva.



PROJETOS SOCIAIS: A ALETRAS em parceria com o Instituto Pró-Bairro Brasil, ATAS, Odisseia FC, CETEP, CES, Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, estão desenvolvendo desde junho de 2021 o Projeto Social “TOQUE DE CLASSE com abrangência familiar” , com apoio do ITAÚ SOCIAL, que visa através do ensino híbrido combater o abando e a evasão escolar, com aulas de reforço escolar que estão sendo ministradas às crianças inscritas no projeto, no CEU – Centro de Arte e Esportes, com atividades ligadas à cultura, leitura, esporte e saúde básica, disponibilização do Trailler Cultural Pró-Bairro Brasil (biblioteca móvel) e doação de livros infantis; - o projeto está sendo desenvolvido entre junho à dezembro de 2021, de forma gratuita.
Jorge Montanha e Rômulo Victoria Macêdo
Redação rede Goiás

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PMDF localiza caminhão roubado em Goiás.

 Um caminhão que estava carregado de carne foi recuperado pela PMDF após ser roubado, em Goias, na madrugada deste quinta-feira (16).


O caminhoneiro, que é funcionário de uma empresa de Chapecó, carrega uma carga de carne e foi abordado por dois homens que anunciaram o assalto próximo a cidade goiana de Edilândia. Os autores amarram o motorista no matagal e fugiram.

O serviço de monitoramento da empresa informou que o veículo estava trafegando pela DF – 001. Por volta de 3h30, policiais militares encontraram o caminhão, uma Scania/P 310 B8X2, próximo ao balão do Mangueiral, ligado, com as portas abertas e sem a carga que transporta. A ocorrência foi registrada na 30º Delegacia.


quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Governo de Goiás atinge marca recorde de R$ 1,7 bilhão de investimentos em educação.

 Recursos foram aplicados na reforma e ampliação de unidades de ensino, construção de quadras poliesportivas, distribuição de kits escolares, tênis e uniformes para todos estudantes. Estado também investe na compra de equipamentos, distribuição de 60 mil Chromebooks para alunos do último ano do Ensino Médio, montagem de laboratórios de robótica e em programas de Internet para manutenção das aulas híbridas durante pandemia de Covid-19. Professores e servidores administrativos recebem reajuste de salário e Auxílio-Aprimoramento Continuado, no valor de R$ 500 mensais. “Educação não é cara. O que é caro é a ignorância”, cita governador Ronaldo Caiado ao avaliar investimentos no setor.



O Governo de Goiás atingiu a marca histórica de R$ 1,7 bilhão de investimentos no setor educacional. Os valores foram aplicados em todos os 246 municípios goianos. Entre 2019 e 2021, o Estado reformou mais de mil unidades escolares, construiu quadras, destinou verbas para compra de equipamentos, distribuiu uniformes, tênis, kits escolares e ampliou recursos para implantação de laboratórios de tecnologia e robótica. Segundo o governador Ronaldo Caiado, a ampliação de verbas para o setor “é resultado de uma gestão eficiente e que tem responsabilidade para com o dinheiro público”. 


“A educação não é cara. O que é caro é a ignorância”, afirmou o governador. Caiado também disse que, com os investimentos, espera que os alunos da rede estadual de Goiás tenham condições isonômicas de estudo e novas oportunidades. “Nosso governo quer dar dignidade e condições aos nossos jovens, por meio da educação, de serem vencedores. Para que tenham formação, qualificação e condições de chegar ao ensino superior”, projetou. 


Ao avaliar os dois anos de gestão, durante entrega de Chromebooks para estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual, Caiado disse que “Goiás saiu da era analógica para digital” e que continuará a ser primeiro lugar no Ideb. “Chegamos à Educação do século 21. Sem dúvida, saímos de um quadro analógico para um momento mais sofisticado, mais moderno, atual e com o objetivo único de gerar conhecimento”, afirmou o governador. 


A distribuição de computadores modelo Chromebook para alunos do último ano do Ensino Médio custou R$ 144 milhões e beneficiou 60 mil estudantes. Com o aparelho, a meta do Estado, é dar a esses alunos condições de ampliar conhecimentos e de estarem melhor preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerado a principal porta de entrada para a universidade. 


Para Pedro Henrique Franco, 17 anos, que estuda no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Zulca Peixoto de Paiva, em Cristalina, o Chromebook é um estímulo a mais para manter a rotina de preparação para o Enem. “Como eu não tenho notebook, agora vou poder ampliar meu tempo diário de estudos, já que terei acesso à Internet”, declarou o aluno ao receber o equipamento. 


Outra ação de apoio aos estudantes e professores da rede estadual é a criação do programa Internet Patrocinada. Com investimentos de R$ 4,2 milhões, o Governo de Goiás garante o acesso ao aplicativo e ao portal de conteúdos do Estado sem consumo de dados do usuário na rede mundial de computadores. 


Além disso, com a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou o programa Conectar, que oferece aulas de forma híbrida, enquanto o semestre letivo retorna de forma gradativa. Desde que teve início, a iniciativa recebeu R$ 4,8 milhões de investimento do Tesouro Estadual e já funciona em quase todas as unidades de ensino do Estado. 




Outro investimento relevante é a aquisição dos laboratórios de Física e Biologia para os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis). Na tecnologia, foram investidos R$ 4,5 milhões. “A aparelhagem que recebemos está em pé de igualdade com laboratórios de cursos de graduação das nossas universidades”, comentou o professor de Biologia, Carlos Eduardo Santos Araújo, mais conhecido como professor Cadu. 


Segundo o docente, a estruturação do laboratório é “um sonho realizado” e “um divisor de águas” que possibilita a contextualização no processo ensino-aprendizagem. “Nunca existiu tanto investimento em equipamento, em infraestrutura das escolas, como a gente tem agora”, afirmou.  


Ação histórica

O Governo de Goiás formalizou uma parceria que beneficiará com repasse de recursos financeiros três Escolas Família Agrícola (EFAs) e 18 entidades filantrópicas que prestam atendimento educacional ao Estado, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a Associação Pestalozzi. O valor total já creditado na conta das instituições de ensino soma R$ 296.760,00. 


A partir de 2022, serão efetuados dois repasses anuais pelo Pró-Escola. A parceria foi estabelecida por meio da Seduc e contemplou as EFAs de Orizona, Goiás e de Uirapuru, as Apaes de Anápolis, Ceres, Formosa, Goianésia, Jaraguá, Goiânia, Itumbiara, Caçu, Luziânia, Mineiros, Piranhas, Porangatu e São Miguel do Araguaia e também as escolas Pestalozzi de Catalão, Piracanjuba, Ipameri e Rio Verde.


Qualidade e sustentabilidade

O Governo de Goiás iniciou a reforma de 52 mil carteiras escolares, do tipo conjunto-aluno, da rede pública estadual de ensino. Com investimentos de R$ 5,9 milhões, serão beneficiadas 715 escolas estaduais, de 220 municípios goianos. As escolas selecionadas foram indicadas pelas coordenações regionais de Educação (CREs), conforme a necessidade das unidades.


A diretora do Colégio Estadual Menino Jesus, de Goiânia, Raquel Longuinho, elogiou a iniciativa. “Esta ação é excelente. Os estudantes estão tendo a oportunidade de encontrar o colégio reformado, com móveis novos ou bem conservados. Isso os motiva a continuar indo ao colégio, em um ambiente agradável e bonito de se conviver”, comemorou.


Obras em todo o estado 

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou investimentos de quase R$ 28 milhões para reforma, ampliação, construção e revitalização de 65 unidades escolares. 


As escolas foram selecionadas após indicação das Coordenações Regionais de Educação (CREs) e também como premiação para as unidades de ensino com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as melhores gestões de diretores. O recurso para cada instituição varia entre R$ 150 mil, R$ 330 mil e R$ 500 mil.


Segurança Alimentar
Durante a pandemia de Covid-19, o Governo de Goiás criou, no primeiro semestre de 2020, o auxílio alimentação. O benefício, destinado aos alunos em vulnerabilidade social e cadastrados em programas sociais, consistia no repasse quinzenal de R$ 75 para a aquisição de itens alimentícios. Foram repassados R$ 54 milhões. 

Para atender a todos os estudantes, no entanto, o Estado substituiu o auxílio alimentação pela entrega de kits de alimentos nas escolas da rede estadual. Ao todo, foram repassados R$ 82 milhões para a aquisição e distribuição dos kits nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020.

Nos três primeiros meses de 2021 o governo continuou a distribuição de kits alimentação com investimento de R$ 45 milhões. Em abril de 2021, houve a mudança do kit para o cartão alimentação, que beneficiou todos os estudantes com o valor de R$ 30 mensais por aluno e investimentos de R$ 47,7 milhões. 

Programa Equipar I e II
O Governo de Goiás, por meio da Seduc, lançou o programa Equipar. Destinado à aquisição de equipamentos para as escolas e à contratação de serviços para manutenção dos equipamentos já existentes, o programa está na segunda etapa. Na primeira, lançada no mês de outubro, cada um dos 149 CEPIs receberam R$ 157,5 mil, totalizando R$ 23,4 milhões em investimentos.

Já a segunda etapa, anunciada no mês de novembro, destinou R$ 124,5 milhões para unidades escolares em todo o Estado. O valor foi aplicado na aquisição e manutenção de móveis, itens de laboratório e utensílios de cozinha.

Reformar Goiás
Em se tratando de obras, foi criado o programa Reformar, para reparos, pintura e manutenção elétrica, com investimentos de R$ 29,9 milhões em 2019. A segunda etapa do programa investiu R$ 32 mil em cada uma das 936 escolas estaduais para a realização de pequenas obras em cozinhas e banheiros.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Audiência Pública sobre a crise no Abastecimento de Água.

 Nesta Terça-Feira (14) foi realizada audiência pública sobre a crise no abastecimento de água em nosso município.



Estiveram presentes na ocasião, os dirigentes do consórcio SANEAGO/CAESB, para receber as reivindicações feitas e para o esclarecimento das dúvidas dos que estavam ali presentes. A audiência também houve a participação de vereadores, moradores e demais autoridades locais.

Em sua palavra, o Prefeito Municipal, Doutor Lucas Antonietti, cobrou ações emergenciais e a longo prazo para poder sanar os problemas enfrentados pela população.
É a prefeitura municipal trabalhando para você!

Em Valparaíso de Goiás, Caiado entrega 474 moradias e distribui 1.367 computadores para estudantes.

 Investimento na construção de apartamentos em quatro residenciais é de R$ 47 milhões. Governo estadual, por meio da Agehab, chega a 1.224 moradias concluídas somente no município. Entorno do DF tem prioridade para investimentos, com 2.423 famílias beneficiadas. Solenidade marca, ainda, entrega de Chromebooks para alunos da 3ª série do Ensino Médio. “Nas regiões onde as pessoas fazem o convênio com a Caixa, nós damos a contrapartida de R$ 15 mil a R$ 20 mil em cada unidade. Em localidades mais vulneráveis, construímos e entregamos casas de graça”, destaca Caiado.



O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta segunda-feira (13/09), 474 moradias em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Construídos em parceria do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), com o governo federal, os apartamentos estão distribuídos em quatro residenciais: Golden Park VII (60 unidades habitacionais), Golden Park IX (60), Monte Sião VII (114) e Mabel V (240). Ao todo, foram investidos R$ 47 milhões, sendo mais de R$ 7 milhões de recursos estaduais. Na oportunidade, foram entregues 1.367 Chromebooks aos alunos da 3ª série do Ensino Médio matriculados nas unidades da rede estadual.


Para a construção das unidades, houve contrapartida estadual de R$ 15 mil por unidade habitacional para as famílias habilitadas no programa do Governo de Goiás de moradia, com renda de até três salários mínimos. O valor ajuda a viabilizar o financiamento do imóvel pelos beneficiários junto à Caixa Econômica Federal (CEF), de forma que cobre ou reduz o valor da entrada, assim como abaixa a quantia que deverá ser paga nas prestações. O financiamento é feito em até 360 meses, com valor médio da parcela de R$ 480. Cada moradia do residencial conta com 44,77 m² na unidade padrão e 47 m² no apartamento térreo. Os empreendimentos possuem vaga de garagem, acesso social com guarita e playground. 


“Se não fosse a contrapartida do Governo de Goiás, dificilmente, a pessoa que está adquirindo a casa teria como adquiri-la. Isso inviabiliza a condição de pagar as parcelas e, como tal, não teria direito à casa própria”, ressaltou Caiado. Para ele, a entrega das moradias reverte a tributação estadual para o cidadão e promove justiça social. “São R$ 7,1 milhões que o Estado arrecadou em forma de imposto, que nós estamos transferindo para todas as famílias que são proprietárias aqui”, frisou.


O governador Ronaldo Caiado ainda detalhou a maneira como a política habitacional tem sido executada de forma a atender estrategicamente cada parcela da população. “Nas regiões onde as pessoas fazem o convênio com a Caixa Econômica, nós damos a contrapartida de R$ 15 mil a R$ 20 mil em cada casa ou apartamento. Em localidades mais vulneráveis, construímos e entregamos casas de graça”, explicou. Caiado também lembrou de ações para revitalizar casas “totalmente inviabilizadas” e sem estrutura completa. “Estamos reformando para dar dignidade às pessoas que lá habitam. Essa é uma política social muito forte do governo”, acrescentou.


O presidente interino da Agehab, Luiz Sampaio, destacou que as obras estão sendo entregues “graças à união de forças” em várias instâncias da administração pública e enalteceu a liderança de Caiado neste processo. “Essa é a determinação do nosso governador: que seja levada dignidade, por meio da moradia, às famílias que sonham em ter sua casa própria construída ou reformada. É isso que o governo está levando: qualidade de vida aos quatro cantos do Estado”, defendeu.


Para o vice-governador, Lincoln Tejota, a entrega demonstra que as políticas públicas podem transformar a vida da população. “Estamos de fato cumprindo a função do Estado.  Hoje é um dia de celebração, porque estamos vindo aqui devolver o imposto que elas [famílias] pagam, por meio do benefício”, reforçou ao citar a entrega de moradias que também ocorrem a custo zero em outras linhas de atuação da administração estadual, como no Programa Goiás Social.


O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, celebrou a entrega das unidades habitacionais e reconheceu que Caiado chega aos municípios “com trabalho prestado, seriedade e responsabilidade”. “É motivo de muita satisfação entregar essas moradias. As pessoas aqui têm raízes. Nós, governo do Estado, do município e federal, temos que achar uma alternativa para poder fixar essas moradias”, assinalou. 



Mais moradias para o Entorno 

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, a Agehab intensificou os investimentos na região do Entorno do DF com objetivo de colocar um ponto final no histórico de abandono vivenciado nas gestões passadas. A região contava com um dos maiores déficits habitacionais do Estado, sem o investimento proporcional à demanda. 


Até o momento, o Governo de Goiás já entregou 1.224 moradias em Valparaíso. Em toda a região do Entorno do Distrito Federal, foram construídas e distribuídas 2.423 unidades habitacionais, sob investimento de R$ 216 milhões, sendo R$ 35 milhões do Governo de Goiás. 


O deputado federal Adriano do Baldy reconheceu as ações instituídas pelo Governo de Goiás nas áreas da habitação, saúde, educação e infraestrutura, as quais definiu como “pilastras do mandato” de Caiado. “Nosso agradecimento ao Governo de Goiás por esse aporte financeiro, que dá a possibilidade para todas as famílias aqui de adentrar ao seu imóvel e criar sua família com dignidade. É isso que precisamos cada vez mais na pauta da política pública”, assinalou.


O deputado distrital Eduardo Pedrosa apontou a mudança de paradigma para a região que, segundo ele, vivia uma indefinição de responsabilidades entre as esferas governamentais. “Os governos esqueceram essa população. Quando vejo o senhor [Caiado] aqui, vejo que hoje a gestão olha e respeita essas pessoas”, pontuou ao reforçar o compromisso de parceria com o Governo de Goiás.


O deputado estadual Wilde Cambão compartilhou a avaliação de que foi estabelecida a destinação de recursos à localidade, antes esquecida. “Hoje temos um governo preocupado com nossa região”, declarou. “São vários benefícios em todas as áreas, mas o maior sonho do governador é entregar casas para as pessoas que mais precisam”, completou. 


Inovação e avanços

Por meio da Agehab, o Estado também beneficiou mais de 5 mil famílias, desde 2019, com a entrega de 5.257 unidades habitacionais distribuídas em 17 municípios: Goiânia, Valparaíso de Goiás, Anápolis, Bonfinópolis, Guarinos, Luziânia, Cidade Ocidental, Porangatu, Nova Veneza, Barro Alto, Planaltina, Mozarlândia, Santo Antônio de Goiás, Córrego do Ouro, Senador Canedo, Morrinhos e Campo Alegre. 


O investimento total para construção das moradias entregues foi de R$ 426 milhões, resultado de parcerias firmadas pelo Estado com o governo federal, os municípios e as entidades. O investimento estadual foi no valor de R$ 74,9 milhões. 


Outras 7.699 moradias estão em andamento em parceria com o governo federal e os municípios, ultrapassando R$ 900 milhões de investimento com recursos estaduais, federais e municipais. 


E mais 4.450 iniciadas a partir deste mês, do Programa Goiás Social, com recursos exclusivamente do Governo de Goiás, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado (Protege) e, em parceria direta com os municípios que doaram terrenos regularizados e urbanizados. Estas casas serão doadas a custo zero para as famílias mais vulneráveis. Os investimentos são da ordem de R$ 395 milhões.  


Também com o Goiás Social, serão reformadas em todo o Estado 4.550 unidades habitacionais, com investimento de R$ 96,1 milhões. Este novo programa de reforma é modelo para o País, com a contratação de empresas pela Agehab para execução de toda a obra com valores unitários que variam de R$ 18 mil a R$ 25 mil, conforme o estado de precariedade da moradia. O total em recursos destinados às obras de construção e reforma de moradias entregues, em andamento e iniciadas, os investimentos em moradia da gestão atingem a marca de R$ 1,386 bilhão.


Ainda foram entregues pela gestão de Ronaldo Caiado quase 3 mil escrituras e outras 4,5 mil estão em andamento. Pelo Fundo Protege, foram disponibilizados R$ 15 milhões para avançar com o programa de regularização fundiária urbana para as 10 regiões de planejamento do Estado.


Beneficiário em Valparaíso de Goiás, Marcos Oliveira, destacou o diferencial de ter sido contemplado no programa habitacional. “Eu já trabalhei na área e sei muito bem que existem pessoas que não conseguem. Com esse benefício, facilita bastante”, avaliou. “Todos ficam felizes por ter uma moradia digna e dar uma estrutura melhor para família. Nos dias de hoje, segurança é fundamental”, afirmou ao mencionar que, com as chaves da moradia em mãos, a mudança será na próxima semana. 


Tecnologia na Educação

A entrega de 1.367 Chromebooks aos alunos da rede estadual em Valparaíso de Goiás dá prosseguimento à iniciativa que vai contemplar 60 mil estudantes em todo o Estado. “Hoje, todos os alunos da terceira série do ensino médio estão recebendo uma ferramenta da Google. É o que tem de mais sofisticado”, enalteceu Caiado.


A medida resulta de um empenho na ordem de R$ 144 milhões de recursos orçamentários estaduais. “Estamos dando às nossas crianças ferramentas necessárias para poderem ter um bom resultado, ao mesmo tempo, poderem ter acesso às faculdades e aos cursos profissionalizantes que desejarem”, pontuou o governador. “É o que tem de mais moderno, de melhor qualidade, para que a escola pública seja referência”, concluiu.


Estiveram presentes à solenidade o presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, vereador Plácido Cunha; o secretário de Estado Tony Carlo (Comunicação); os diretores da Agehab Priscilla Tejota (Financeira), Lucas Magalhães de Gouveia (Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica) e Kelly Morgana Afiune (Governança e Transparência); os vereadores por Valparaíso de Goiás Alceu Gomes, Brandão, Maria do Monte, Paulo Brito, Portela, Manoel Ferreira (Jabá), Jorge Recife, Tião da Padaria, Walison Lacerda e José Pereira (Zequinha); os prefeitos Carlinhos Mangão (Novo Gama), representando a Federação Goiana dos Municípios (FGM), Fábio Correia (Cidade Ocidental) e Delegado Cristiomário (Planaltina de Goiás); os superintendentes da Caixa Econômica Federal Marciano Matos (Rede) e Ramon Cachoeira (Habitação); os ex-prefeitos de Valparaíso de Goiás Elson do Varejão e José Valdécio.


Participaram ainda os presidentes das construtoras Mabel, Rodrigo Alves, e Gois, Nertan Silva e Nereu Silva; o comandante do 5° Comando Regional de Polícia Militar (5° CRPM), tenente-coronel Giovane Rosa da Silva; o comandante do 4° Comando Regional Bombeiro Militar (4° CRBM), tenente-coronel Eduardo de Sousa e Silva; os delegados da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) Rafael Pareja e Samia Noleto; a coordenadora regional de educação de Novo Gama, Carla Moreno; a Banda de Música do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM), sob a regência do maestro tenente Deirdes José Fernandes, além de secretários municipais, beneficiários dos programas sociais, lideranças religiosas, políticas e classistas, e demais pessoas convidadas.


Fotos: Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás


segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Quais são as profissões que serão importantes no futuro? Esteja preparado.

 Se há alguns anos saber datilografar e ter um bom curso de computação com direito a certificados era pré-requisito para conseguir uma boa colocação profissional em diversas áreas, hoje tais exigências caíram em desuso.



Novas tendências e habilidades será a “Profissão do Futuro”, ou seja, habilidades técnicas e comportamentais irão não só garantir o sucesso nas relações com clientes e colegas de trabalho, mas também compreensão de recursos tecnológicos essencias para o cotidiano das empresas.

As competências comportamentais são as características que as organizações vão exigir muito daqui para frente, tais como lidar com pressão, conciliar diferentes tipos de problemas ou ter uma visão diferente do negócio. Pensar ‘fora da caixa’ será importante, conhecimento além do ensino formal, como ter contato com outras culturas e também aspectos relacionados á inteligência emocional, serão características importantes.

 Mundo virtual

Para o professor Lauro Russi, de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), a importância de tais competências anda lado a lado com a adaptação ao mundo virtual. "Algumas competências, como capacidade em comunicação com foco maior em recursos tecnológicos do que presencialmente, abrangem as principais profissões do futuro", explica ele, que vê o empreendedorismo como uma forte tendência de mercado atrelada não só à criatividade, mas também a uma grande capacidade de inovação. Ele opina ainda que o trabalho em equipe, algo considerado essencial ao bom profissional desde os primórdios, continua muito importante, mas com as devidas adaptações aos tempos atuais.

 "Se já não é fácil no modelo presencial, no modo colaborativo e virtual é mais desafiador ainda", pontua. Fidelis vê que, além de as posições voltadas para o segmento digital, aquelas que são ligadas a metodologias de trabalho diferenciadas também estão em evidência. "Exigir do profissional que ele seja menos enquadrado em uma área, e mais multifacetado, é uma forte tendência", avalia o consultor. Eles vêem as companhias focadas no consumidor com força para crescer muito nos próximos anos, algo que pode ser notado durante a pandemia, período no qual muitas empresas precisaram se reinventar para atender à demanda de consumo online gerada pelo isolamento social.

Profissões do futuro

É importante salientar que estimar uma faixa salarial para as profissões do futuro, assim como nomeá-las, é uma tarefa árdua, já que muitas delas ainda não existem assim como fatores como o cenário do momento e a quantidade de colaboradores aptos a trabalhar nesses setores influenciam nessas informações. Ao passo que profissões com forte apelo tecnológico estarão cada vez mais em alta, aquelas que insistirem em não se adaptar a essa nova realidade tendem a desinteressar não só aos futuros profissionais, mas também aos consumidores, o que pode levar muitas delas a desaparecerem.

 "Um bom exemplo disso são aquelas profissões que insistem na prestação de serviço no modelo presencial, o que, a princípio, pode gerar resistência por boa parte da população", diz Russi. "Não vou dizer que todos recusam esse tipo de serviço, porque de acordo com a faixa etária poderá haver uma preferência ou persistência pelo modelo presencial, mas, de maneira geral, são as profissões que se recusarem a entrar nesse processo de renovação que estarão em baixa." Ele orienta que o aluno deve ter clareza na hora de escolher se deve investir no ensino técnico ou superior, visando sempre qual é o objetivo dele ao pensar em seguir determinada carreira. "Se o profissional vai atuar mais num nível operacional, talvez um curso técnico preencha esse requisito, mas, se, por exemplo, pretende trabalhar dentro de uma área de tecnologia de comunicação, de um modo mais estratégico, é recomendável que faça um curso superior", afirma. Algumas profissões e áreas de atuação podem ser vistas como profissões do futuro de acordo com algumas tendências. São elas, segundo os especialistas:

 Tecnologia da informação - Área da informática na qual o colaborador realizará atividades e soluções por meio de hardware, software, redes e bancos de dados.

 Profissionais de marketing e vendas - Criam estratégias visando ter um posicionamento de marca positivo e também pensando em relações e consumo, o que inclui tornar atraentes produtos e serviços para o público, aumentando, assim, as vendas.

Área de saúde - A pandemia mostrou a importância desses profissionais não só nos cuidados diretos dos pacientes, mas também como estudiosos e especialistas em desenvolvimento de vacinas ou medicamentos de prevenção de epidemias, envolvendo saúde física e mental, ou seja, em qualidade de vida.

 Engenharia - Aqui, Russi destaca que haverá procura por especialistas da área em meios digitais que saibam utilizar os recursos já existentes, realidade aumentada, inteligência artificial, big data e internet das coisas. Meio ambiente e sustentabilidade – Num mundo no qual a preservação da natureza é cada vez mais vital para a sobrevivência da humanidade, as colocações nessa área tendem a crescer na gestão de resíduos, reciclagem e energia renovável.

Educação - O que se vislumbra é uma "digitalização" maior na área da pedagogia e na transmissão de informações por meio dos professores, instrutores e consultores, que devem se adaptar cada vez mais ao modelo digital ou, ao menos, ao híbrido, que mistura aulas presenciais e remotas. Aqueles que já atuam na área devem buscar uma especialização maior em recursos digitais pensando na condução e compartilhamento de conhecimento. 

Fonte: UOL

Por: Léa Cruvinel

domingo, 12 de setembro de 2021

Eventos especiais do dia da árvore.

 A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está organizando uma série de ações em comemoração ao Dia da Árvore. Confira:



1° Drive Trhu Ambiental
Meio Ambiente e Responsabilidade Social
Data: 18 de Setembro
Horário: 8h às 12h
Local: Avenida JK, Jardim Brasília
Doação de 1000 mudas de árvores nativas do cerrado
Inauguração do Viveiro Municipal
Data: 21 de Setembro
Horário: 9h
Local: Quadra 14, lote 269, Chácaras Quedas do Descoberto (Ninho dos Artistas)
Plantio de árvores
Data: 21 de Setembro
Horário: 15h
Local: Escola Municipal Senador Ermival Ramos Caiado
PARTICIPE!!
Respeite o meio ambiente.
Prefeitura municipal e você, Juntos para um novo tempo.

sábado, 11 de setembro de 2021

Colégios Tecnológicos abrem 29 mil vagas.

O Governo de Goiás, por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), abriu 29 mil vagas de cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional em Goiás. As oportunidades de aprendizado estão localizadas em 16 municípios goianos: Ceres, Jaraguá, Uruana, Anápolis, Goianésia, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Goiânia, Porangatu, Goiás, Catalão, Goiatuba, Santa Helena de Goiás, Cristalina e Formosa. Este é o primeiro edital para inscrição em cursos dos Cotecs, unidades da Secretaria de Estado da Retomada, agora sob gestão da Universidade Federal de Goiás (UFG).



As inscrições também são gratuitas e seguem até o dia 14 de setembro pelo site cett.org.br/cotec. O início das aulas será no dia 20 deste mês. Os contemplados serão definidos por meio de sorteio único, de acordo com o número de vagas estabelecidas, tendo ainda 50% das vagas para cadastro de reserva. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 15 de setembro.

As aulas serão ofertadas pelo Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp). Para participar da seleção, é necessário ter idade mínima de 16 anos e ter concluído ou pelo menos estar cursando o Ensino Médio. Os Cotecs têm o compromisso de atender as demandas inerentes à formação de profissionais de capacitação e qualificação com perfil voltado à educação profissional e técnica de forma integrada.

Eixos de formação

Nessa etapa do projeto, serão ofertados cursos gratuitos de capacitação profissional (com carga horária de 40 a 60 horas) e qualificação profissional (de 160 horas a 240 horas). Os cursos foram pensados de acordo com as demandas locais do mercado de trabalho e estruturam-se em eixos de formação profissional distintos, sendo eles: Gestão de Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Infraestrutura; Saúde e Ambiente; Informação e Comunicação; Produção Industrial; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais e Desenvolvimento Educacional e Social.

A metodologia pedagógica desenvolvida pela UFG prevê “trilhas de conhecimento”, que deverão ser percorridas pelos estudantes, sendo cada curso de qualificação ou capacitação uma espécie de módulo para um curso técnico. Ao realizar vários cursos na mesma área, ao final o estudante recebe o diploma de técnico.

Do total de vagas do processo seletivo, 40% são destinadas à comunidade em geral que tenha concluído o Ensino Médio. Os outros 60% estão reservados para os alunos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e/ou em situação de vulnerabilidade social e/ou com deficiência ou transtornos globais no desenvolvimento.

Quem passa a gerir os Cotecs, em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada, por meio da Fundação RTVE, é o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT). Este é um projeto de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico criado pela UFG.

Os Colégios Tecnológicos estão instalados nas seguintes unidades:

Cotec Aguinaldo Campos Netto – Catalão
Cotec em Artes Labibe Faiad – Catalão
Cotec Carmem Dutra de Araújo – Formosa
Cotec Genervino Evangelista da Fonseca – Cristalina
Cotec Goiandira Ayres do Couto – Goiás
Cotec Jerônimo Carlos Prado – Goiatuba
Cotec Célio Domingos Mazzonetto – Ceres
Cotec Maria Sebastiana da Silva – Porangatu
Cotec Fernando Cunha Júnior – Piranhas
Cotec Governador Onofre Quinan – Anápolis
Cotec Governador Otávio Lage – Goianésia
Cotec Irtes Alves de Castro Ribeiro – Jaraguá
Cotec Luiz Humberto de Menezes – Santa Helena de Goiás
Cotec Padre Antônio Vermey – Palmeiras de Goiás
Cotec Ruth Vilaça Correia L. Cardoso – Caiapônia
Cotec Sebastião de Siqueira – Goiânia
Cotec Celso Monteiro Furtado – Uruana

Confira os cursos de Capacitação

• Formação de Preço e Venda
• Matemática Comercial e Financeira
• Neurovendas
• Técnicas de Negociação em Vendas
• Planejamento de Venda
• Planejamento de Compra
• Liderança Organizacional
• Análise de Indicadores Operacionais
• Segmentação e Mercado e Posicionamento
• Fotografia de produtos e tratamento de imagens digital
• Ferramentas de criação e formatação de produtos digitais
• Conteúdo digital e otimização da informação
• Empreendedorismo em setores culturais
• Empreendedorismo em setores tecnológicos
• Modelagem de negócios criativos
• Plano de Marketing
• Mídias Digitais
• Funil de Vendas
• Merchandising e Vitrinismo
• Marketing de Conteúdo
• Redação Empresarial
• Oratória
• Títulos de Créditos
• Elaboração da Política de Cobranças
• Análise de Risco e Cobranças – Score
• Técnicas de Negociação
• Informática
• Rotinas Administrativas
• Relacionamento Interpessoal
• Gestão de arquivos
• Agricultura Básica

Confira os cursos de qualificação

• Assistente de Marketing
• Consultor de Vendas
• Assistente de comunicação
• Auxiliar de Gestão de Agricultura
• Assistente em Manejo e Adubação do Solo
• Análise de Crédito e Cobrança
• Assistente em Produção Agrícola
• Assistente Técnico de Manejo de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas
• Auxiliar de Saúde Bucal
• Coordenador de Obras
• Assessor Técnico de Obras
• Auxiliar de Segurança de Computadores
• Apoio ao Usuário Informática (Help Desk)
• Assistente de Estoque e faturamento

Serviço:
Inscrições para cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás
Vagas: cerca de 29 mil
Inscrições: até o dia 14 de setembro
Onde: cett.org.br/cotec.
Início das aulas: 20 de setembro