segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Escarpas Eco Parque transforma visita a empreendimento em experiência de aventura.

 O Escarpas Eco Parque é o novo condomínio de lazer do Lago Corumbá  IV e tem oferecido uma experiência de aventura a quem quer conhecer o projeto aos finais de semana.  

Os visitantes são recepcionados com um tour feito com jipe Trooler, que permite um passeio guiado pela área do empreendimento, contemplando a paisagem natural e singulares vistas de diferentes pontos, ora voltados para o lago, ora para o Cerrado preservado. E agora, o tour também conta com um passeio de lancha para completar a aventura. A expedição é oferecida aos finais de semana (sábados e domingos), das 9h às 18h, mediante agendamento prévio através do site https://escarpasecoparque.com.br/


Sobre o Escarpas Eco Parque

Localizado a 105 quilômetros de Goiânia, e 140 quilômetros de Brasília, no município de Abadiânia, o Escarpas Eco Parque é o lançamento do mais novo condomínio de lazer situado às margens do Lago Corumbá IV. Com capacidade para instalar mil lotes, estrategicamente posicionados para permitir a vista para as belezas naturais do local, o empreendimento vai oferecer uma série de atrativos aos apreciadores da natureza, como serviço de marina exclusivo aos adeptos de passeios de barco; quilômetros de trilhas que podem ser percorridas a pé ou de montainbike; um completo clube com restaurante panorâmico que permitirá mediante aprovação do condomínio ser visitado por turistas, entre demais atrativos.

Fonte, Comunicação sem Fronteiras.

DEZEMBRO LARANJA: Uma pintinha não é inofensiva.

 A pandemia de covid-19 no Brasil, que completa dez meses agora dezembro, levou muitas pessoas a evitar os hospitais, a não ser em situações de urgência. Com isso, acendeu-se um alerta na Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

A entidade verificou que a pandemia afastou pacientes de câncer de pele de consultórios e ambulatórios, comprometendo o diagnóstico da doença e, consequentemente, o tratamento precoce. Em 2019, foram 210.032 pedidos de biópsias para detecção do câncer de pele, entre janeiro e setembro. Em 2020, no mesmo período, foram 109.525, 48% a menos.

Os dados ressaltam a importância da informação e conscientização de prevenção e diagnóstico precoce!

A sugestão de pauta traz a visão de 3 médicos especialistas: oncologista clínico do Centro de Oncologia IHG Medicina Humanizada, Gabriel Felipe Santiago, oncologista clínica Milena Aparecida Coelho Ribeiro, que além do IHG atende no Hospital Evangélico Goiano e dermatologista e nutróloga, Aline Longatti que alertam sobre os perigos da doença que merece atenção especial desde a infância.


DEZEMBRO LARANJA

Uma pintinha não é inofensiva

A prevenção e o diagnóstico precoce são as principais armas contra o câncer de pele, que tem dados preocupantes: 177 mil novos casos por ano

 O clima esquenta, o verão se aproxima e a luzinha de alerta para o câncer de pele acende. Não é à toa que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) há sete anos promove a campanha Dezembro Laranja, que chama a atenção para a prevenção e traz informações sobre a doença. O assunto é coisa séria e a conscientização deve começar bem cedo, ainda na nas crianças.

A radiação ultravioleta (UV), presente nos raios solares, é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele (não melanoma), tumor maligno mais comum no brasileiro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no País, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma – que tem origem nos melancólicos, células produtoras de melanina – tem 8,4 mil casos novos anualmente.

O oncologista clínico do Centro de Oncologia IHG Medicina Humanizada, Gabriel Felipe Santiago, ressalta que os números de incidência do câncer de pele (não melanoma) são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. “De cada quatro diagnósticos de câncer, um é atribuído ao de pele. Por isso, a prevenção é fundamental. No entanto, se descoberto no início, como os demais, as chances de cura chegam a 90% dos casos”, assegura.

Qualquer indivíduo pode desenvolver um câncer de pele, porém existem pessoas mais propensas como as de pele, cabelos e olhos claros, indivíduos com histórico familiar de câncer de pele, múltiplas pintas pelo corpo e pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados, de acordo com a oncologista clínica Milena Aparecida Coelho Ribeiro, que além do IHG atende no Hospital Evangélico Goiano, “Estas pessoas precisam de um cuidado a mais com a pele e de avaliação frequente de um médico dermatologista”, frisa a especialista.

Ainda segundo Milena, os cânceres de pele, com exceção do melanoma, são mais frequentes na população adulta porque dependem mais da exposição solar. Já o tipo melanoma também pode ser causado, além da exposição solar, por fatores genéticos. “Portanto, apesar de ser mais comum em adultos, a doença pode afetar recém-nascido, criança, jovem, adulto ou idoso. E mesmo com maior incidência em pessoas de pele branca, todos precisam se prevenir”, afirma.

A dermatologista e nutróloga, Aline Longatti, orienta que é preciso prestar atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam, pois podem ser sinal da doença. “O autoexame frequente facilita o diagnóstico e tratamento precoces. O diagnóstico normalmente é feito pelo dermatologista, através de exame clínico. Em algumas situações, é necessário que o especialista utilize a dermatoscopia, exame no qual se usa um aparelho que permite visualizar algumas camadas da pele não vistas a olho nu. Alguns casos exigem um exame invasivo, que é a biópsia”, explica.

As recomendações para que a população siga e diminua a possibilidade de manifestar o câncer de pele são simples. Basta limitar a exposição à radiação ultravioleta, usar roupas adequadas, usar chapéu, usar protetor solar sempre, usar óculos de sol, evitar o bronzeamento artificial, proteger as crianças do sol, prestar atenção em pintas irregulares, ter um sistema imunológico enriquecido associado a uma boa alimentação.



Tipos de câncer de pele

O câncer de pele não melanoma e melanoma são lesões distintas, que surgem em estruturas diferentes do corpo. Os três principais tipos de câncer de pele são:

Carcinoma basocelular – é o mais prevalente e encontra-se na epiderme (camada superior da pele). Tem aparência de feridas ou lesões avermelhadas. Podem ter sangramentos com pequenos “raspões”.

Carcinoma espinocelular – surge em células escamosas e também se manifesta como feridas. Na fase inicial possui lesão avermelhada semelhante a um eczema.

Melanoma – é o tipo mais raro e também mais agressivo. Geralmente, tem aparência semelhante à de uma pinta, com alterações no formato, tamanho ou cor.



Por  Naira Gonçalves 
Fonte Comunicare 

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Matemática ganha visibilidade na pandemia.

 Mas afinal, está todo mundo preparado para interpretar as informações que aparecem nos gráficos e projeções?



Se tem algo que os noticiários têm evidenciado constantemente nos últimos quatro meses são números. E acompanhado deles expressões como “achatamento da curva de contaminação”, “incidência da taxa de contágio” e a “proporção de pacientes recuperados” se popularizaram em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19). Conceitos e modelos matemáticos fizeram a ciência ganhar mais espaço na imprensa e na vida das pessoas. Gráficos e projeções passaram a estar presentes no dia a dia frequentemente. Mas será que todo mundo sabe interpretá-los?

Para o matemático e engenheiro civil, Bartolomeu de Gusmão Júnior, a dificuldade das pessoas em entender e aplicar esses conceitos é mais uma evidência de que a forma como aprendem matemática na escola está muito longe de prepará-las para usar a disciplina na vida real. “A matemática é uma disciplina viva, em constante desenvolvimento. Mas o currículo escolar e as práticas de ensino não acompanham essas mudanças. Os alunos precisam ser ensinados a raciocinar além dos exercícios e das avaliações. Eles precisam sair da escola todos os dias com maior independência intelectual do que quando chegou”, aponta o professor com experiência de 20 anos em salas de aula.




A disciplina, segundo ele, está sendo ensinada nas escolas nos moldes do século 19. E pode ser por isso que as pessoas torcem o nariz para a matemática, por considerarem algo difícil e, assim, não se interessando pelo assunto. Entender o quanto a ciência é relevante para a sociedade pode mostrar outro lado dos números. A matemática deve ser ensinada como uma ferramenta necessária para o futuro, com a sua devida importância para a economia dos países e consequente compreensão da complexidade do mundo atual.

Para o professor, este pode ser um momento de ressaltar a importância da matemática e da estatística para a simulação de um mundo melhor. “O ensino de estatísticas, probabilidade, análise combinatória, raciocínio lógico relacionado a temas do cotidiano do século 21 é um caminho crucial para que os jovens entendam o mundo e, por isso, deveriam ser mais aprofundados”, afirma Bartolomeu.




Quem domina bem estes conceitos, segundo ele, tem mais chances em carreiras que estão em alta como analista de dados, estatístico, desenvolvedor de sistemas, analista financeiro e cientista de dados. As pessoas precisam ser capazes de entender números, gráficos, probabilidades ou questões lógicas, por exemplo, e conseguir usar esses dados para entender padrões ou mesmo tomar decisões. “Para além da pandemia, professores devem pensar formas de abordar temas urgentes que não costumam estar presentes nas aulas de matemática, como mudanças climáticas, sustentabilidade ou participação eleitoral da população. Caso contrário, as pessoas vão se ver diante de números, gráficos e tendências sem entender sua própria capacidade de influenciar o comportamento destes dados”, assegura.

Embora haja a percepção de que a pandemia vai mudar a dinâmica das escolas e o ensino da matemática, a forma como isso vai acontecer ainda é uma interrogação. No entanto, Bartolomeu destaca que é preciso criar um novo normal, em vez de voltar para o normal de antes, que não estava funcionando.


Á Redação.

Impugnado - Túlio perde muitos eleitores por não falar a verdade para Águas Lindas.

Pesquisa do Instituto Real Time Big data registro nº 7655, divulgada na manhã da última terça-feira (13), aponta virada na disputa eleitoral pela prefeitura de Águas lindas de Goiás.


Após ouvir 500 eleitores, o estudo aponta que Dr.Lucas (Podemos) assumiu a liderança na corrida ás urnas com 27% da intenção de votos. Enfraquecendo após o pedido de impugnação de sua candidatura pelo ministério público eleitoral, Túlio (DEM), com 26% de apoio, depende de decisão da justiça para se manter no pleito.

Em entrevista ao repórter Catireiro, o candidato Túlio disse que as notícias sobre a sua impugnação noticiadas por veículos de comunicação do DF e Goiás eram Fake News e ainda afirmou que a justiça eleitoral tinha confirmado o registro da sua candidatura no dia 05 de outubro e que estava preparado para concorrer.

Luiz Flávio Cunha Navarro (Juiz da 028º Zona Eleitoral de Águas Lindas de Goiás).

Segundo Luiz Flávio Cunha Navarro, juiz da 028º Zona Eleitoral de Águas Lindas, a decisão judicial não procede com as falas do candidato.

“No que se refere à probabilidade do direito, fumaça do bom direito, há que se reconhece que os fatos arguidos pelo requerente são plausíveis, pois as publicações não noticiaram a real situação do registro de candidatura do representado, atestando que se trata-se de notícias inverídicas “. Disse o juiz.



“Quanto ao perigo de dano no fato de que, a veiculação do conteúdo afeta o princípio da isonomia entre os candidatos o que pode ser irreversível dada a amplitude e impacto social de divulgação de notícias falsas ao eleitorado. Ademais, para a efetiva consolidação da democracia não se pode permitir que a veiculação de notícias errôneas confunda os eleitores. ” Conclui o magistrado.




A justiça determinou em tutelar de urgência a retirada do ar das postagens nos prazos de 24h sob pena diária de Mil reais, e também proibiu o compartilhamento das mesmas no WhatsApp sob pena diária de Mil reais, os representados terão 48 horas para apresentarem a defesa.

Á Redação 
Fotos Google 

domingo, 4 de outubro de 2020

Impugnado!!!! O candidato Túlio terá 7 dias para apresentar a sua defesa caso contrário estará fora da disputa para prefeito de Águas Lindas.

 Justiça eleitoral solicita a atualização da autuação, para constar impugnado no registro do candidato do DEM no site da corte.



Como pode ainda militantes do candidato defender o que não tem o que defender.
Os aguaslindenses precisam estar atentos as falsas notícias de que o candidato a prefeito o Sr, Marco Túlio pode concorrer as eleições de 2020.

Um candidato que teve uma representação julgada procedente pela justiça eleitoral, por abuso de poder econômico julgada por órgão colegionado, caçando seu diploma de suplente de deputado estadual e na sequencia seus direitos políticos por 8 anos.

"A Justiça eleitoral solicitou a atualização da autuação, para constar impugnado no registro do candidato do DEM no site da corte. O democrata terá 7 dias para apresentar a sua defesa."

Entenda o caso.

Por 7 votos a zero, o candidato Marco Túlio Pinto da Silva teve suas contas rejeitadas pelo tribunal, caçando assim o seu diploma de segundo suplente a deputado estadual nas eleições de 2018. Por unanimidade o TRE-GO chegou a conclusão que houve má fé do democrata em sua prestação de contas nas últimas eleições.





O tribunal ainda entendeu, que se chegassem a uma conclusão diferente, abriria grandes precedentes para investimentos ilícitos de empresários nas eleições futuras.



O Ministro Edson Fachin , rejeitou o recurso que o candidato Túlio recorreu em relação a sua prestação de contas das eleições de 2018, e a situação do candidato não são das melhores.

No último dia 01 de Outubro, á justiça eleitoral impugnou a candidatura do Marco Túlio, JESANA CARDOSO DOS SANTOS, chefe do cartório eleitoral em Águas Lindas de Goiás, solicitou a atualização para constar IMPUGNADO no registro do candidato do DEM no site da corte.
 


Agora a pergunta:
Porque ainda continua com a campanha na rua?
Porque não relata a verdade para os seus seguidores?
O prazo foi estipulado pela justiça eleitoral é até o dia 04 de Outubro.

Esperamos um posicionamento do próprio candidato.
Entramos em contato com assessoria de comunicação do candidato Túlio e até o fechamento dessa matéria não tivemos a resposta.

Á, Redação.




segunda-feira, 21 de setembro de 2020

- Pela primeira vez a cidade de Águas Lindas corre " Perigo", nas eleições 2020.

        Em Águas Lindas tudo pode acontecer no decorrer da eleição municipal.

Fotos tiradas na internet


  
Denegrir , difamar, inventar, caluniar são os requisitos  necessários pela oposição para descontruir a imagem de pré-candidato que busca o melhor para o município.

Começou as mesmas táticas esquerdistas que utilizaram na campanha do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro em 2018. 

Tentaram distorcer as palavras ditas em cima de palanque em favor da nova política que de nova não tem nada, cabos eleitorais digitais pagos para confundir a família aguaslindenses. 

Foi o caso que ocorreu com o deputado Distrital Jorge Viana ( Podemos-DF), que veio a cidade na última quarta- feira (16), onde o mesmo veio dar apoio ao pré-candidato a prefeito de Águas Lindas Dr. Lucas da Clinica Santa Mônica.

Em suas palavras ditas ele se refere as mulheres da cidade e as homenageiam " AS MULHERES SERÃO O MAIOR CABO ELEITORAL DA CAMPANHA DO DR. LUCAS." E de fato será sim, chega de taxar as MULHERES como objeto de voto apenas.

Quem governa a casa? - AS MULHERES

Quem está a frente de muitas Multinacionais? - AS MULHERES

Quem sabe administrar? - AS MULHERES  

Jogo sujo da oposição, lançar bombardeios sobre as mulheres, os negros, os nossos idosos contra pessoas de bem que conhece a realidade de Águas Lindas , só pode ser tática de esquerdistas que estão disfarçados de democratas.

Falando do título  acima que a cidade de Águas Lindas corre "PERIGO", o pré-candidato Marco Túlio, chegou na cidade usando o sobrenome "SANTILHO", saía dizendo pela cidade que era sobrinho do ex-governador do Estado de Goiás, Henrique Santilho, uma mentira deslavada e descarada, foi desmascarado e hoje usa o nome Marco Túlio porque foi proibido de pronunciar o sobrenome SANTILHO.

O pré-candidato Túlio mora em Brasília e não tem nenhuma empresa ou investimento em Águas Lindas, qual será seu interesse em ser prefeito da cidade? O que querem estes candidatos que nunca fizeram nada por ela e hoje percorrem os bairros e as avenidas  colocando seus nomes a disposição da população para concorrerem ao pleito de 2020.

fotos tiradas na internet

O Eleitor deve ficar esperto e não aceitar que pessoas mal-intencionadas na política sejam eleitos e possam fazer com que a nossa cidade volte ao caos que se encontrava a anos atrás, Marco Túlio foi do PT partido esse que escravizou nosso País, tanto anos que com muita luta conseguimos sair e hoje a nossa querida cidade corre o PERIGO de está presa nas garras dessa corja,  na sequência ingressou no PRTB, ensaiou uma ida para o PSOL e no último prazo para afiliação partidária foi para o DEM (antigo PFL), não tem projeto e propostas para a cidade até porque como teria se não é morador daqui comprou uma chácara nas redondezas por precisar de um endereço em seu nome e viver a realidade mesmo nunca vivenciou.

É lamentável isso tudo, TENTEM FAZER uma CAMPANHA Limpa, sem MENTIRAS e mostrem o que de fato está por trás das cortinas.

(Obs.: Como pode lideranças que se diziam defender o governo do atual presidente Jair Messias Bolsonaro estão aliançados com os partidos da esquerda?).

   

A, Redação



quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Convenções partidárias intensas e decisivas em Águas Lindas , muda o cenário das eleições de 2020.

 Ao completar 25 anos de emancipação, Águas Lindas  hoje é considerada a maior cidade da Região do Entorno e por isso na data de ontem (16) de Setembro, virou o centro das atenções políticas devido as Convenções Partidárias para as escolhas de prefeitos e vice prefeitos que se enfrentarão nas eleições deste ano.

Convenções de Águas Lindas (foto: Carlos da Unika)

O dia foi intenso com muitas reuniões, o cenário até o fechamento dessa matéria ficou assim:

O PODEMOS recebeu o apoio de adesões de partidos como REPUBLICANOS que indicou o vereador Jorge Amaro (Universal) como vice-prefeito na chapa majoritária e outros partidos dentre eles, PTC, PSDB, PL, PSLPC do B,  MDBSOLIDARIEDADE, juntos formando uma das maiores coligações já existente em eleições na cidade em apoio ao Dr. Lucas da Clinica Santa Mônica.

Na sequência o DEM realizou a sua convenção e recebia a adesão do PP do Sargento Godoy que aceitou o desafio de ser vice-prefeito na chapa majoritária que tem o Túlio (DEM) candidato a prefeito e conta com os partidos PSC e PDT na coligação majoritária.

Finalizando o dia a convenção do PRTB que oficializou a candidatura a prefeito o Subtenente Castro como candidato a prefeito e Meire Cruvinel como candidata a vice na chapa majoritária.

Mas atenção estava na tomada de decisão do partido PTB, partido atual do prefeito Hildo do Candango onde o mesmo decidiu que não iria se posicionar nas eleições desse ano para majoritário e ficaria neutro finalizando o seu mandato como prefeito, porém na sequência foram apresentados os candidatos a vereador pelo partido. 

Ainda não finalizou o fechamento das atas o cenário político está praticamente decidido mas tudo pode acontecer em Águas Lindas de Goiás.

Por: Léa Cruvinel 



domingo, 30 de agosto de 2020

Bancada federal vai à CLDF apoiar instalação da CPI da Pandemia.

A senadora Leila Barros (PSB-DF) acompanhou parte da bancada do DF no Congresso Nacional na visita à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quarta-feira (26), para entregar um manifesto pedindo ao presidente da CLDF, deputado distrital Rafael Prudente (MDB-DF), a instalação da CPI da Pandemia. Embora já tenha o número necessário de apoiamento para ser instalada, a comissão ainda não saiu do papel. O requerimento está pronto para ser analisado há pouco mais de dois meses.




A senadora Leila destacou que a notícia da prisão da cúpula da Secretaria de Saúde do DF, nesta terça-feira (25), faz com que a sociedade brasiliense busque respostas. “A bancada federal tem feito cobranças por mais transparência na gestão dos recursos públicos federais encaminhados ao DF sistematicamente, mas não tivemos essas respostas. A CPI da Pandemia tem força para obter essas informações e ajudar nas investigações”, declarou a primeira senadora eleita pelo Distrito Federal. “Isso aqui não é um ato político. É um ato de preocupação. Não é brincadeira.”

A bancada federal foi recebida pelo vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos). De acordo com ele, nesta quinta-feira (27), o colégio de Líderes vai se reunir para debater a possibilidade de abertura da CPI da Pandemia.

O manifesto assinado pelos deputados e senadores destaca que há uma série de questões que precisam ser esclarecidas, tais como as compras e contratações feitas pela Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), a falta de medicamentos e insumos e os gastos com os hospitais de campanhas.

O documento foi assinado pela senadora Leila e os senadores Izalci Lucas (PSDB) e Reguffe (Podemos), além das deputadas federais Paula Belmonte (Cidadania), Bia Kicis (PSL), Erika Kokay (PT) e Israel Batista (PV).

sábado, 15 de agosto de 2020

Deputado quer frente parlamentar contra extinção do programa farmácia popular.

O vice-líder do Podemos, deputado federal José Nelto, irá propor uma frente parlamentar com intuito de não permitir que o programa do Governo Federal, Farmácia Popular, seja extinto como quer o ministro da Economia. 




O vice-líder do Podemos, deputado federal José Nelto, irá propor uma frente parlamentar com intuito de não permitir que o programa do Governo Federal, Farmácia Popular, seja extinto como quer o ministro da Economia. 

“Esse programa deu certo. O ministro Paulo Guedes quer tirar a saúde do povo brasileiro. A gestão dele é essa, tudo para os banqueiros e nada para a população mais vulnerável. Os mais carentes continuam às margens dos planos de Guedes”, dispara José Nelto. 

O Farmácia Popular atendeu cerca de  21,3 milhões de pacientes em 2019. O programa oferece medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90%. A comercialização é feita por farmácias credenciadas pelo governo federal, que recebem reembolso dos produtos comercializados.

Segundo dados de fevereiro do Plano Nacional de Saúde, documento que orienta ações do ministério até 2023, estão credenciadas 31 mil farmácias, em 3.492 municípios (79% do total), para entrega dos medicamentos.

“Imagina desguarnecer todos esses brasileiros? Isso é o mesmo de dizer que não se importa com a vida daqueles que dependem desse programa. Sem contar que, a longo prazo, os custos com a saúde serão muito maiores, já que estamos falando de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, que dão origem a uma série de problemas de saúde muito maiores e que sairão muito mais caro para o país”, explica o parlamentar.  

São 35 medicamentos oferecidos pelas farmácias credenciadas, sendo 20 gratuitos. De acordo com o Ministério da Saúde, os medicamentos tratam hipertensão (pressão alta), diabetes, asma, dislipidemia (colesterol), rinite, doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Os descontos também se aplicam a contraceptivos e fraldas geriátricas.

“A saúde não deve ser enfarada pelo ministro Guedes como custo, mas sim como investimento. De nada adianta tirar recursos de um programa bem sucedido, que salva milhares de vidas por ano, para aplicar em outro programa. Quem está com a saúde fragilizada não pode, não deve, e no que depender de mim, não vai sofrer com mais esse problema”, afirma José Nelto.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Deputado critica servidores públicos de Goiás que receberam auxílio emergencial indevidamente.

O deputado federal José Nelto (Podemos-Goiás), critica a postura de servidores públicos dos municípios goianos que receberam, de forma indevida, o auxílio emergencial. Segundo dados levantados pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), mais de 14 mil funcionários são suspeitos de terem recebido o benefício.



“Quando falo em combate à corrupção, me refiro a todo tipo. Não limito à classe política ou aos três poderes. O combate a essa erva daninha deve acontecer também na sociedade civil. É no mínimo vergonhoso o que esses funcionários fizeram”, disse José Nelto.

Esses servidores podem ser criminalizados por falsidade ideológica e estelionato, caso tenham declarado ou inserido informações falsas no sistema de solicitação do auxílio. Para José Nelto, essa conduta “beira o ridículo” e é injustificável. 

“Se o cidadão está trabalhando, automaticamente não tem mais direito ao benefício. Se são agentes públicos, vejo uma má fé ainda maior. Agora eles podem ser acusados criminalmente, e ainda serem penalizados por infrações disciplinares. É triste ver o quanto existem pessoas que querem se dar bem a qualquer custo”, afirma.

Se comprovado o recebimento indevido, o agente público terá de fazer a devolução do valor recebido e comprovar o reembolso. “Espero que todos tenham o mínimo de bom senso e devolvam o dinheiro o quanto antes. Enquanto esses agentes se apossaram do dinheiro sem terem direito, milhares de brasileiros estão contando com esse benefício para não passar fome. É preciso mais empatia e um olhar mais humano com o próximo”, finaliza o deputado federal.



-
Assessora de comunicação 
Izadora Resende 
(62) 98175-3099

sábado, 1 de agosto de 2020

Bairro Jardim Barragem I está recebendo pavimentação asfáltica.


As obras de construção de galerias de águas pluviais estão sendo realizadas no bairro Jardim Barragem I. Estas beneficiarão toda a população e não somente a da região local, mas de toda cidade, que contará com o sistema de escoamento de águas.






Juntamente a estas obras estarão sendo realizadas também as obras de pavimentação asfáltica por toda a extensão da avenida comercial local, facilitando assim a trafegabilidade do transporte coletivo e a acessibilidade aos comércios da região.
Para Hildo do Candango, prefeito de Águas Lindas, a cidade está em obras e todos estes recursos estão sendo realizados para o bem-estar da população. “As obras dos bairros Jardim Barragem I, assim como no Setor Coimbra e demais regiões, estão trazendo resultados significativos para toda população. Essa é a nossa intenção, o bem-estar de todos”, descreveu o Hildo.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Paradas de ônibus na cidade estão recebendo reforma.


As equipes de serviços urbanos da Secretaria Municipal de Obras estão realizando a manutenção das paradas de ônibus, efetuando a recuperação e a higienização dos pontos de transporte coletivo.






As paradas de ônibus em Águas Lindas tem recebido manutenção intensiva da higienização, conforme os decretos municipais, para combate da disseminação do Coronavírus.

Mesmo com a higienização dos pontos de ônibus é recomendada a utilização de máscara de proteção individual e o álcool em gel, quando houver necessidade de embarcar no transporte coletivo.

As reformas das paradas de ônibus estão ocorrendo para melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo mais conforto para os moradores da cidade.

Fonte: SECOM - Águas Lindas.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Osmar Terra declara apoio à candidata Maria Yvelônia.

 O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) declarou seu apoio à candidata Maria Yvelônia, ela disputa ao cargo de prefeita da cidade de Valparaíso. Osmar, é ex-ministro da cidadania, então ele e Yvelônia já tiveram alguns encontros, mesmo antes dela cogitar entrar para política.


Maria Yvelônia, é assistente social, e já desempenhou inúmeros projetos voltados para a população de Valparaíso, principalmente para as crianças e adolescentes, que para Yvelônia, são o pilar principal.
O apoio do deputado Osmar, é de grande relevância para sua candidatura, isso mostra o quando Yvelônia, é conhecida e que seu trabalho de anos, tem gerado grandes frutos. A cidade de Valparaíso precisa de alguém como Maria Yvelônia, que passe credibilidade e acima de tudo desempenhe seu trabalho com muita determinação.
Politica no Entorno. 

terça-feira, 30 de junho de 2020

O direito do proprietário de realizar obras durante a pandemia.

Desde a declaração da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, inúmeras medidas de combate à disseminação do novo coronavírus vêm sendo adotadas por todo o país.



Os impactos na rotina dos brasileiros são inúmeros. Com as recentes determinações do governo e as orientações das autoridades sanitárias, instaurou-se um cenário de isolamento social sem precedentes, cujos reflexos podem ser percebidos em todas as áreas da vida em sociedade.

Não poderia sem diferente nas relações entre moradores de condomínios edilícios. A necessidade de ficar em casa somada à incerteza de quando voltaremos à normalidade, ou ao possível “novo normal”, tende a desestabilizar o convívio pacífico entre vizinhos.

Imagine, por exemplo, que em meio deste contexto tão delicado em que vivemos um cano se rompa em sua cozinha, inundando toda sua residência? Ou então que o apartamento acima do seu tenha tamanha infiltração que, caso não reparada imediatamente, poderá danificar seu imóvel? Seria aceitável a realização de obras mesmo durante o período de distanciamento social?

A legislação brasileira traz algumas respostas para este questionamento, em especial no Código Civil e na Lei n. 4.591/64. Por um lado, confere ao proprietário do imóvel o direito de usar, fruir e livremente dispor de sua unidade, desde que não o faça de forma abusiva. Por outro, garante que os demais moradores possam fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que habitam o prédio, provocadas por vizinhos.

Como ponderar se a realização de obras, que certamente provocarão incômodos aos demais habitantes do condomínio, representaria um prejuízo tamanho ao sossego e à saúde daquela coletividade capaz de limitar o direito fundamental de propriedade do dono da obra?

O primeiro passo é entender qual a natureza da obra que se pretende realizar ou dar continuidade. Retomando às disposições do Código Civil, temos que as benfeitorias – aqui entendidas como despesas ou obras realizadas para a conservar, melhorar ou reparar o imóvel – podem ser classificadas como voluptuárias, úteis ou necessárias.

Em resumo, são voluptuárias as de mero deleite ou recreio, são úteis as que aumentam ou facilitam o uso do imóvel, e são necessárias as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore.

Não há dúvidas de que as benfeitorias voluptuárias e as úteis podem ser postergadas para momento mais oportunos. Não haveria qualquer prejuízo ao dono do imóvel ao deixar de realizá-las agora em prol da coletividade do condomínio.

Contudo, algumas reformas necessárias, em especial àquelas de caráter emergencial, não podem ser deixadas de lado, mesmo que isto acabe por incomodar os moradores vizinhos.

Foi pensando nisso que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram no Projeto de Lei n. 1.179, que dispunha sobre o Regime Jurídico e Transitório das relações jurídicas privadas enquanto perdurar a pandemia. Dentre suas proposições, previu-se a ampliação de poderes conferidos aos síndicos para que impusessem restrições e proibições aos condôminos, exceto aos casos de atendimento médico, obras de natureza estrutural ou realização de benfeitorias necessárias.

Contudo, a projeto foi aprovado com vetos pelo Presidente da República, inclusive no que diz respeito à mencionada proposição legislativa. Entendeu o Presidente que, caso aprovado o texto da forma proposta, se estaria retirando a autonomia e a necessidade de deliberações por assembleia ao conceder poderes excepcionais para os síndicos suspender o uso de áreas comuns e particulares.

De fato, a vontade coletiva dos condôminos é soberana, devendo ser manifestada especialmente em assembleia geral extraordinária. Vale mencionar, inclusive, que as assembleias condominiais poderão ser realizadas por meios virtuais, em caráter emergencial, por força da Lei n. 14.010, de 10 de junho de 2020.

A questão central é avaliar até que ponto são toleráveis o barulho, a poeira e o aumento no fluxo de pessoas nas dependências do condomínio, inerentes à realização de uma obra.

No início do mês de abril, foi amplamente divulgado pelos veículos de imprensa da capital a medida liminar concedida pelo Juiz de Direito Renato Castro Teixeira Martins, da 19ª Vara Cível de Brasília, a um condomínio residencial no Setor Sudoeste para que um morador se abstivesse de iniciar as obras de reforma em seu apartamento, enquanto durarem as medidas de restrição à circulação de pessoas. O caso, no entanto, tratava de obras aparentemente não urgentes, ou seja, que poderiam ser reagendadas sem maiores prejuízos ao morador

Em se tratando de obras essenciais, a situação pode não ser simples assim. Mesmo sendo indispensáveis, este tipo de serviço demanda a presença de operários nas dependências do condomínio, indo de encontro com as recomendações sanitárias para que se evite a aglomeração de pessoas. Por outro lado, o acesso de babás e empregados domésticos, por exemplo, não foi proibido pelo Poder Público. Quando, então, uma necessidade individual poderá sobrepor ao interesse coletivo?

Diante da falta de resposta específica do Legislativo e do Executivo, incumbe aos próprios moradores buscarem soluções consensuais ou, não sendo possível, ao Poder Judiciário preencher esta lacuna. Ao que parece, a melhor saída pode ser encontrada no direito fundamental à propriedade privada e sua função social, devendo ser assegurado ao condômino a faculdade de realizar obras essenciais e urgentes em sua unidade, garantindo que viva em condições dignas de moradia.

Afinal, desde que atendidas as orientações sanitárias e respeitadas as normas internas do condomínio, não há, até o momento, nenhuma determinação que impeça moradores do Distrito Federal de exercerem o direito de realizar obras, caso sejam necessárias e urgentes.


segunda-feira, 29 de junho de 2020

MULHER, VOCÊ PODE TUDO!

Superar obstáculos faz parte da história de toda mulher.


É também do DNA feminino ter força, poder de superação, inteligência, resiliência e capacidade de liderança para atravessar os momentos mais difíceis.






Nossa querida Jornalista e Empreendedora Léa Cruvinel   é exemplo de mulher forte e empoderada. Ela é mais uma das incríveis líderes que fazem parte do Programa Pérolas, que já capacitou mais de 360 mil mulheres em todo Brasil. Empodere-se você também e vamos juntas continuar transformando vidas.Acesse o Link abaixo:

https://www.hinode.com.br/?id_consultor=27406641

Mas detalhes no WhatsApp:
61- 993838851

#PerolasnoSeuCaminho
#OrgulhodeSerHinode



terça-feira, 2 de junho de 2020

Obras em diversos bairros da cidade.

A Prefeitura de Águas Lindas está realizando serviços de recuperação asfáltica e limpeza urbana, por meio da Secretaria Municipal de Obras, em diversos bairros nesta semana.





Diariamente, a Secretaria de Obras designa uma de suas equipes para realizar essa atividade em diversos pontos da cidade, com o intuito de manter a cidade limpa e proporcionar mais qualidade de vida para todos os moradores. E realiza também serviços de manutenção das vias, para melhorar a trafegabilidade.

Embora esse serviço seja realizado constantemente, é comum presenciarmos o descarte de lixos em locais inapropriados. Por esse motivo, a Prefeitura de Águas Lindas conta com a ajuda dos moradores para manter a cidade mais cada vez mais limpa.

Para solicitar os serviços da Secretaria Municipal de Obras, basta entrar em contato pela central de atendimentos, por meio do número (61) 3613-9458.

A Prefeitura de Águas Lindas continuará trabalhando para promover mais conforto, infraestrutura, comodidade e qualidade de vida para toda população.


domingo, 31 de maio de 2020

Aprovada a lei que cria o SAMU para os animais do Distrito Federal.

Os animais do Distrito Federal contarão com a proteção da Lei 6.586/2020 que cria o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SAMUVet).









 Esse serviço é extrema urgência para os animais da nossa cidade que todos os dias morrem por maus-tratos ou falta de atendimento adequado.  No ano passado, o SLU  retirou mais de  3.011 animais mortos das rodovias, em 2018, 1.580 animais foram atropelados, o que mostra um aumento desse tipo de acidente.

De autoria do Deputado Roosevelt Vilela ela garante serviço de atendimento emergencial para os animais. O serviço vai funcionar 24h por dia, no resgate a animais atropelados em espaços públicos, e em situação de risco, como vítimas de abuso e maus-tratos. O SAMUVet vai intervir, também, em casos onde os animais estejam colocando as pessoas, ou o trânsito, em perigo.

 

A equipe de profissionais que prestará atendimento no SAMUVet terá a composição mínima de: (um) 1 médico-veterinário, (um) 1 condutor socorrista, (um) 1 agente de vigilância ambiental em saúde – AVAS ou profissional da área de saúde, todos com habilitação de auxiliar de veterinário e inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV.

 

O atendimento do SAMUVet será realizado por meio de veículo equipado para a prestação de primeiros socorros e poderá ser acionado por qualquer cidadão, mediante identificação, ou por órgão de segurança pública. Ainda segundo a lei, o Poder Executivo deverá criar um número de telefone específico para o recebimento das demandas.

 

Iniciativas semelhantes são realizadas em cidades como Florianópolis (SC), Campinas (SP) e Salvador (BA). Segundo o Deputado Roosevelt Vilela, a implementação do SAMUVet trará grandes benefícios sociais e ambientais para DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais.

 

O Governador terá até 90 dias para regulamentar a Lei.

Mais informações:  Dayanne Timóteo 9-9225-3621