Novo sistema de gestão de fluxos dará mais agilidade ao atendimento na UPA Mansões Odisséia.

 O sistema atende requisitos do Ministério da Saúde como o uso das cores da Classificação de Risco.



A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás, conta agora com um novo sistema de gestão de fluxos que garantirá mais agilidade ao atendimento dos usuários na unidade. A implementação da ferramenta faz parte do processo de modernização da UPA deflagrado pela Prefeitura Municipal em parceria com o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Com isso, a emissão de senhas passa a ser automática e feita a partir de um painel eletrônico de chamada de paciente e triagem, que prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade dos casos, com base nos critérios de Classificação de Risco. Dentre os benefícios, destaca-se a redução das filas e do tempo de espera de atendimento na unidade.

Assistência integrada e humanizada

Segundo Wallace Vasconcelos, da área de Qualidade da UPA, o sistema permite maior integração entre as equipes envolvidas nos processos de atendimento.

“O sistema prioriza um atendimento mais humanizado. Com base na Classificação de Risco, a queixa e os sinais vitais dos pacientes são avaliados antecipadamente para que possamos dar celeridade ao atendimento. Cada módulo dessa classificação estabelece um tempo máximo para os atendimentos, que vai de imediato até quatro horas, e então é disparado um cronômetro”, explicou Wallace.

A Sala Vermelha também é integrada ao totem de senhas e a Farmácia dispõe de uma tela com as prescrições, para facilitar a dispensação.

Mais transparência

A ferramenta traz ainda importantes benefícios para a gestão da unidade. O sistema gera automaticamente o registro de todos os procedimentos executados, bem como o faturamento deles, o que confere maior transparência e segurança aos indicadores assistenciais.

Ele permite, ainda, a geração dos relatórios estatísticos e gerenciais em tempo real.

“O sistema automatizado e integrado proporciona uma análise ampla, assertiva e em tempo real de cada setor da UPA. Esses indicadores subsidiam a gestão da unidade na tomada de decisões de maneira ágil e preventiva, evitando a formação de possíveis gargalos que comprometam a fluidez dos processos que impactam na qualidade da assistência”, explicou Fábio Galvão, gestor de Tecnologia da Informação do ISAC.

Novo fluxo

Com a implantação da ferramenta, um novo fluxo será adotado para acolhimento dos pacientes na UPA Mansões Odisséia. Ao chegar na unidade, o paciente deve retirar a senha no totem que fica localizado no hall de entrada.

A senha será chamada em um painel eletrônico e o paciente será conduzido à sala de Classificação de Risco, quando passará os seus dados pessoais à equipe da UPA e será avaliado preliminarmente pela Enfermagem, de acordo com o grau de gravidade.


Então, o paciente receberá uma pulseira colorida que deve ser colocada no braço esquerdo ou, caso seja bebê, no tornozelo esquerdo.

Após passar pela sala de Classificação de Risco, a senha do usuário será chamada mais uma vez para que ele possa completar seu registro na Recepção. Ao final do cadastro, o paciente receberá uma pulseira branca com sua identificação. Ela deve ser usada no braço direito e, no caso de ser um bebê, no tornozelo direito.

Com a mesma senha o paciente será chamado para ser atendido nos consultórios médicos.

Cores da Classificação de Risco

Vermelho

Significa emergência, caso gravíssimo que precisa de atendimento imediato.

Laranja

Significa muito urgente, caso grave e com alto risco de complicações. O paciente deve ser atendido em até 10 minutos.

Amarelo

Significa urgência. É um caso de gravidade moderada. O paciente precisa de assistência rápida, porém, pode aguardar até uma hora para ser atendido.

Verde

Significa pouco urgente. O quadro clínico apresenta baixo risco de agravamento. Assim, o paciente pode ser atendido em até duas horas.

Azul

Significa não urgente. São casos livres de risco de agravamento da saúde. O paciente pode ser atendido em até quatro horas ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde.

Sobre a unidade

Localizada na região central de Águas Lindas de Goiás, a UPA Mansões Odisséia conta com equipes completas e qualificadas para acolhimento das demandas de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.

Redação AH


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.